Todas as lojas destinadas a atividades diversas do Mercado Municipal D. Pedro V encontram-se neste momento concessionadas, após a hasta pública que decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Foi, ainda, arrematada uma banca destinada ao comércio de produtos hortícolas, tendo ficado por atribuir duas lojas destinadas ao comércio de peixe congelado/diversos alimentares e 22 bancas (11 de produtos hortícolas e o mesmo número para a venda de peixe fresco). A falta de procura desta tipologia de espaços está a ser analisada por parte dos serviços, tendo em vista a sua eventual reconversão ou adaptação a outros produtos e atividades.
A proposta para a concessão dos espaços seguirá, agora, para aprovação em reunião do Executivo Municipal, após a qual os proponentes têm 30 dias para entregarem a documentação necessária para que os serviços municipais possam emitir o alvará.
“A estratégia tem sido clara: revitalizar o Mercado Municipal D. Pedro V, promovendo a ocupação plena dos seus espaços e fomentando a diversidade comercial, para que este se consolide como um polo de dinamização económica e um ponto de referência cultural tanto para os munícipes como para os turistas”, considera o vereador com o pelouro dos Mercados Municipais e Feiras, Miguel Fonseca.
De referir que, desde a entrada em funções do atual Executivo, esta foi a sexta hasta pública de locais de venda no Mercado Municipal D. Pedro V. Na primeira, em março de 2022, foram concessionados 21 espaços (12 lojas e 9 bancas), na segunda, em novembro de 2022, outros 11 (9 lojas e duas bancas), na terceira, em abril de 2023, 15 (13 lojas e duas bancas), na quarta, em novembro de 2023, oito lojas e na quinta, em abril deste ano, 11 (cinco lojas e seis bancas
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila