20 Setembro 2024

Materiais recolhidos durante trabalho de prospeção arqueológica em exposição no átrio da CM de Coimbra

Materiais recolhidos durante trabalho de prospeção arqueológica em exposição no átrio da CM de Coimbra

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra inaugurou hoje, dia 20 de setembro, no átrio dos Paços do Concelho, uma mostra da diversidade de materiais recolhidos durante os trabalhos de campo realizados pelos serviços municipais durante o processo de relocalização e georreferenciação dos sítios arqueológicos do concelho de Coimbra. A exposição foi organizada pelo Gabinete de Arqueologia da autarquia e pretende, assim, dar a conhecer ao público um pouco do trabalho de prospeção arqueológica e a importância dos materiais encontrados à superfície durante os trabalhos de campo. A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva.

A prospeção arqueológica tem um papel fundamental enquanto mecanismo de gestão, registo, salvaguarda e proteção dos sítios arqueológicos, possibilitando identificar os sítios e calcular a sua dimensão, de acordo com a dispersão dos materiais encontrados à superfície. A equipa de Arqueologia da Câmara Municipal iniciou, em 2003, o processo de relocalização e georreferenciação dos sítios do concelho de Coimbra, depois de uma recolha de bibliografia sobre o património arqueológico da região.

 

Estes trabalhos contribuíram para a conceção da Planta de Ordenamento “Sítios com Potencial Arqueológico e Outros Bens Imóveis de Interesse Patrimonial”, atualmente inserida no Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação e Plano Diretor Municipal em vigor, e para a criação da Plataforma SIGARQ, onde se registam todos os sítios arqueológicos, ocorrências no património arqueológico, trabalhos arqueológicos e ainda o património edificado com interesse cultural do concelho.

 

O objetivo desta exposição é, pois, dar a conhecer ao público alguns exemplos da diversidade de materiais recolhidos nos trabalhos de campo realizados pelos serviços da CM de Coimbra e um pouco sobre o trabalho de prospeção arqueológica.  A mostra vai ficar patente até janeiro de 2025.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×