A iniciativa é organizada pela CM de Coimbra, através da Divisão da Juventude e no âmbito do trabalho desenvolvido com as associações juvenis, e pela Seção de Fado da Associação Académica de Coimbra. O objetivo é reunir, no mesmo espaço, o Jardim da Sereia, várias associações de estudantes do Ensino Superior, com o objetivo de conhecerem, e garantir uma boa receção aos estudantes que chegam agora à cidade e o convívio de todos os estudantes universitário no geral. O evento junta, por isso, música e dança, mostra de artesanato, jogos tradicionais e tasquinhas típicas com os produtos da região Centro.
O programa começa às 14h30, com a receção aos grupos e associações, e das 15h30 às 22h00 está prevista a atuação de ranchos, cantares, tunas e um baile mandado.
O II Arraial das Culturas Académicas pretende, assim, promover a integração e o convívio de associações de estudantes do Ensino Superior de Coimbra e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a cidade aos novos estudantes, através da cultura coimbrã, etnografia, folclore e do associativismo juvenil. Esta tradição coimbrã de receção aos novos estudantes tem-se mantido viva ao longo dos anos e a CM de Coimbra considera fundamental associar-se a este período que tanta animação e alegria traz à cidade.