11 Setembro 2024

Drive-in de cinema do Exploratório e concertos de obras de João Rodrigues Esteves apoiados pela CM de Coimbra

Drive-in de cinema do Exploratório e concertos de obras de João Rodrigues Esteves apoiados pela CM de Coimbra

O Executivo aprovou, na reunião do Executivo de 9 de setembro, no âmbito do financiamento à Atividade Pontual, no quadro do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, mais dois apoios: à Associação Exploratório Infante D. Henrique, no montante de 3.600 euros, para a realização do “Drive-in Cinema e Ciência”, e à Pautas e Reflexos – Associação, no valor de dois mil euros, para o ciclo de concertos “João Rodrigues Esteves: A Voz Silenciada”.

A Câmara Municipal de Coimbra vai apoiar a Associação Exploratório Infante D. Henrique, com 3.600 euros, na realização do “Drive-in Cinema e Ciência”, que vai decorrer de outubro a março de 2025. “Drive-in cinema e ciência” terá dois ciclos distintos: um direcionado para o público jovem e adulto que ocorrerá às quartas-feiras, pelas 20h30 e outro direcionado para o público infantojuvenil, aos domingos, pelas 10h15. Ambos com uma periodicidade mensal.

 

No ciclo orientado para o público jovem e adulto, a programação dos filmes a exibir, que será estabelecida em parceria com a associação de Coimbra, Fila K Cineclube, estará centrada em clássicos do cinema de ficção científica. Já no ciclo orientado para o público infantojuvenil, a programação, que será também estabelecida em parceria com o Fila K Cineclube, estará agora centrada em filmes de animação com produção portuguesa.

 

O objetivo deste programa é oferecer à população uma nova possibilidade de aproximação com o cinema, através de uma experiência inovadora em Coimbra, que pelas características únicas de um Drive-In, conjuga a presença em espaço exterior e a partilha familiar no interior do seu automóvel.

 

O Município vai apoiar, ainda, a Pautas e Reflexos – Associação, com dois mil euros, para a realização do ciclo de concertos “João Rodrigues Esteves: A Voz Silenciada”, dois concertos que terão lugar a 14 de setembro, no Mosteiro de Santa Maria de Celas (inserido nas comemorações dos 400 Anos da Irmandade da Nossa Senhora da Piedade) e a 29 de março de 2025, no Mosteiro de Santa Clara-A-Nova (inserido nas comemorações dos 400 Anos da Canonização da Rainha Santa Isabel, no âmbito do Ciclo “São Rosas Senhor!”).

 

O ciclo de concertos “João Rodrigues Esteves: A Voz Silenciada” vai apresentar duas obras do compositor barroco – “Primeira Lamentação e Quinta-Feira Santa” e Planctus Beate Mariae Virginis (ou Stabat Mater, como é mais vulgarmente conhecido). Os concertos serão antecipados por uma palestra de abertura, pelo investigador Eugénio Amorim, que relevará a importância do estudo e interpretação das obras do compositor. Sob direção artística do maestro Paulo Bernardino, para além do Coro Coimbra Vocal, participam o Coro Essence Voices, cinco solistas (voz – Isilda Margarida, Carla Pais, Teresa Queirós, Gustavo Queirós e Gustavo Godinho) e os instrumentistas Ricardo Toste (órgão positivo) e Catherine Stockwell (fagote barroco).

 

A obra de João Rodrigues Esteves (1701? – 1752) encontra-se, hoje, quase esquecida, apesar da sua enorme relevância na música portuguesa do século XVIII. O compositor escreveu maioritariamente para vozes mistas o que, sendo comum na época, é menos vulgar atualmente.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×