24 Setembro 2024

Concurso para instalação de postos de carregamento para viaturas elétricas está em discussão pública

Concurso para instalação de postos de carregamento para viaturas elétricas está em discussão pública

Está a decorrer, a partir de hoje, dia 24 de setembro, e durante 30 dias úteis, o período de discussão pública do concurso de concessão do direito de uso privativo de espaço público para a instalação de postos de carregamento municipais para viaturas elétricas. O processo está disponível para consulta na página da internet da Câmara Municipal de Coimbra. Os interessados podem apresentar sugestões, reclamações ou observações por carta, dirigidas ao presidente da Câmara, através do endereço eletrónico geral@cm-coimbra.pt ou nos serviços de atendimento ao público da autarquia, no Mercado D. Pedro V ou na Loja do Cidadão.

O processo estará disponível para consulta no sítio do Município na internet, aqui. Os interessados podem apresentar, por escrito, sugestões, reclamações ou observações, dirigidas ao presidente da Câmara Municipal, enviadas para o endereço postal Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra, por correio eletrónico para geral@cm-coimbra.pt ou, ainda, nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal, no Mercado D. Pedro V ou na Loja do Cidadão.

 

A discussão pública vem na sequência da deliberação de Câmara do passado dia 19 de agosto, aprovada por unanimidade. Após o levantamento e a caracterização do panorama de carregadores de viaturas elétricas no concelho, os serviços municipais propõem a divisão geográfica de Coimbra em duas áreas, que vão corresponder aos lotes a concurso, delimitadas pela Avenida Dias da Silva. A norte foram identificadas 29 possíveis localizações para instalar carregadores e a sul foram identificadas 23.

 

O estudo desenvolvido permitiu desenhar áreas e eixos de concentração de funções – habitação, comércio, serviços, restauração e lazer – que podem justificar a instalação de equipamentos de carga de veículos elétricos em espaços públicos.

 

Assim, é referido o eixo Convento de S. Francisco/Fórum Coimbra/Choupal, o eixo Portagem/Avenida Fernão de Magalhães e a área da Alta/Polo I/ Avenida Sá da Bandeira.  Foram, ainda, referenciadas áreas como Conservatório de Música/Vale das Flores, para além de Estádio Cidade de Coimbra/Pavilhão Mário Mexia/Complexo de Piscinas/Alma Shopping, o eixo Choupal, Estádio Universitário, Parque Verde/Parque Manuel Braga/Choupalinho e o eixo Hospital Pediátrico/Alameda Gulbenkian. Acrescem a estas áreas, os eixos Estrada de Eiras/Santa Apolónia, Relvinha/Loreto/Pedrulha, Monte Formoso/Ingote/Bairro de São Miguel/Cruz do Vale do Seixo, São Martinho do Bispo e Santa Clara/Mesura/Alqueves.

 

Esta medida tem enquadramento no decreto-lei nº 39/2010, que estabelece a mobilidade elétrica como uma das principais linhas de modernização estrutural do país, e define como objetivos o incentivo à aquisição e utilização de veículos elétricos, estabelece a garantia que o carregamento de baterias de veículos elétricos se realiza através de uma rede de carregamento integrada, de forma cómoda e eficaz; e consagra um regime de universalidade e equidade no acesso aos serviços de mobilidade elétrica.

 

 

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×