5 Setembro 2024

Concertos de jazz animam finais de tarde no Penedo da Saudade em Coimbra

Concertos de jazz animam finais de tarde no Penedo da Saudade em Coimbra

O Miradouro do Penedo da Saudade, em Coimbra, vai servir de palco a concertos de jazz que vão decorrer em três finais de tarde de setembro. O Jazz ao Luar está agendado para os finais de tarde de dia 6, 13 e 20 de setembro, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, União das Freguesias de Coimbra (UFC e Fundação INATEL. Obra Prima, António Silva Quarteto e Rodrigo Paredes Trio são os nomes que fazem o cartaz do evento, que foi hoje apresentado, em conferência de imprensa, no Miradouro do Penedo da Saudade. A apresentação contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Francisco Veiga, do presidente da UFC, João Francisco Campos, e do diretor regional da INATEL, Bruno Paixão.

O evento arranca já esta sexta-feira, dia 6, a partir das 18h30, com a atuação de Obra Prima, enquanto no dia 13 o Miradouro do Penedo da Saudade servirá de palco a António Silva Quarteto. O Jazz ao Luar encerra com Rodrigo Paredes Trio, no dia 20. Os três dias preveem, ainda, a atuação de DJs, a partir das 20h30, num evento gratuito e destinado “a toda a família”, adiantou a organização.

 

“Gostava muito que as pessoas participassem: este é um convite para toda a cidade, para que todas as pessoas nos visitem, sendo que este é um espaço emblemático”, afirmou o presidente da UFC, João Francisco Campos, na apresentação do evento. “Não quisemos fazer aqui um evento qualquer. No ano passado, fizemos aqui esta experiência, desafiados pela Fundação INATEL. Acho que é um evento que encaixa claramente e nós já andávamos há algum tempo a procurar um evento que encaixasse no Penedo da Saudade: gosto de fazer eventos na maior parte de espaços possíveis”, sublinhou João Francisco Campos.

 

A iniciativa vai contar ainda com bancas de bebida e comidas ligeiras, 150 cadeiras montadas, bem como iluminação adequada a um espaço natural, que é “convidativo para as famílias”.

 

Um evento para todos os públicos, ao qual a Câmara Municipal, nas palavras do vice-presidente, Francisco Veiga, tem todo o gosto em se associar. O autarca frisou, precisamente, que a Câmara Municipal se associa “cada vez mais a eventos ecléticos e que possam agradar a todos os gostos”.

 

Já o diretor regional do INATEL, Bruno Paixão, recordou que o Jazz ao Luar nasceu em 2019, ano em que se comemoraram os 50 anos da ida do homem à lua (facto que deu origem ao nome da iniciativa), sendo esta a segunda vez que o evento se realiza no Penedo da Saudade. Após “o sucesso” do ano passado, num sítio “inusitado, pois normalmente aqui não são feitos eventos”, a edição deste ano prevê “um incremento”, contando com “algumas associações de Coimbra, para acrescentar valor” ao Jazz ao Luar.

 

O Penedo da Saudade é um parque e miradouro da cidade de Coimbra, ligado à cultura coimbrã e à sua academia, onde se encontram inúmeras placas comemorativas de eventos ligados à vida académica, além de poesias de alunos.

 

LUSA/CM de Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×