24 Setembro 2024

Coimbra Invest Summit conta mais de 700 inscrições

Coimbra Invest Summit conta mais de 700 inscrições

Marcado para os dias 9 a 11 de outubro, o programa completo do Coimbra Invest Summit (IS) foi apresentado na manhã de hoje, 24 de setembro, no Forum Coimbra. Os stands para a mostra de empresas e instituições do Coimbra IS estão já totalmente preenchidos, mas continuam abertas as inscrições para as conferências, anunciou a organização, liderada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o iParque.

Perante o interesse crescente, a CM de Coimbra procurou criar mais espaços na mostra de empresas, atingindo este ano as 46 empresas, instituições e start-ups. A segunda edição do Coimbra IS conta ainda com 20 oradores, 10 países representados e o Reconhecimento de Mérito Empresarial a 167 empresas do concelho, bem como com a apresentação da Rede Embaixadores de Coimbra, com 22 personalidades ligadas à cidade. Os números foram revelados esta manhã na apresentação do evento, que conta já mais de 700 inscrições.

 

“Coimbra tem um potencial tremendo”, começou por afirmar o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva. “Faço um pequeno pitch: estamos localizados no centro do país, temos a UC e o IPC, temos o melhor centro hospitalar do país, a [melhor] localização geográfica, uma história e património únicos. Com tudo isto, começámos a atrair as empresas que agora cá estão, e com isso continuaremos a atrair mais empresas”. “Esta é nossa determinação, estratégia e vontade: unir todas as forças vivas de Coimbra”, garantiu o presidente da CM de Coimbra.

 

Além dos clusters da Saúde, da Tecnologia e do Espaço, o presidente anunciou estar a ser pensado um novo cluster para a edição de 2025 do Coimbra IS, e sublinhou os contributos de outras obras em curso na cidade, como o Metrobus ou a nova Estação Intermodal de Coimbra e a alta velocidade ferroviária, “projeto de coesão mais importante do país”, como “obras de nível internacional, para que as pessoas vejam uma urbe nova, dinâmica, virada para o futuro”. “Temos a capacidade de catapultar a marca Coimbra para o país e para o mundo, porque temos todo esse potencial dentro de nós”, garante.

 

O vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, que apresentou o programa do evento, afirma que a edição de 2024 do Coimbra IS “vai constituir um upgrade em relação à edição do ano passado”, com a representação, além dos clusters da Saúde e da Tecnologia, do cluster do Espaço. “Demonstrar e evidenciar a qualidade e a capacidade do nosso ecossistema empreendedor” e “cada vez mais posicionar Coimbra como um território para a atração de investimento direto estrageiro” continuam, nas suas palavras, e à semelhança da primeira edição, a ser os objetivos do Coimbra IS.

 

A segunda edição do Coimbra IS destaca, além da Tecnologia e da Saúde, o cluster do Espaço. Assinalando os 10 anos da ESA BIC— Centro de Incubação de Negócios da Agência Espacial Europeia, coordenado pelo IPN, a tarde do dia 10 é dedicada ao cluster espacial e conta com a cientista/astronauta Ana Pires como keynote speaker.

 

A presença do cluster do Espaço e a vertente reforçada da internacionalização, com a apresentação da Rede de Embaixadores e a presença de diplomatas de vários países, assim como de instituições internacionais como a própria Agência Espacial Europeia, são, para o vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego da CM de Coimbra, as razões que elevam a segunda edição Coimbra IS.

 

Miguel Fonseca citou ainda o EY Attractiveness Survey Portugal, relatório anual sobre atração de investimento estrangeiro publicado na semana passada, em que a região centro surge como a segunda região potencialmente mais atrativa aos olhos dos investidores estrangeiros. “Coimbra, o nosso ecossistema, pela sua situação de excelência, está em posição privilegiada para acolher esses projetos de investimento estrangeiro”, garante.

 

Com o objetivo de reforçar a aposta na internacionalização, a segunda edição do Coimbra IS traz também à cidade representantes de vários países para a Cimeira Diplomática, estando já confirmados diplomatas de Moçambique, Timor, Japão, França, Luxemburgo, Ucrânia, China e Espanha. Outro dos objetivos é a criação de contactos com entidades de investimento, reforçado pela presença de oradores de diversas entidades financeiras e de investimento no painel Coimbra IS — Funding. Está também confirmada a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, na sessão de encerramento.

 

“Trabalhamos nos cinco continentes de maneira a promover a nossa investigação (…), mas também precisamos de fazê-lo aqui, na nossa terra, de fixar esse conhecimento científico produzido nos nossos laboratórios”, admite o pró-reitor da Universidade de Coimbra para a Relação com as Empresas e Empregabilidade, Nuno Mendonça. “Temos a capacidade de atrair mão-de-obra, e temos agora de ter capacidade de fixar mão-de-obra. (…) É conjuntamente com as [outras] forças da cidade que podemos contribuir ainda mais”, acrescentou.

 

Para a diretora do INOPOL – Academia de Empreendedorismo do IPC, Sara Proença, o Coimbra IS tem “a capacidade de unir em torno de um desígnio comum todos os parceiros que atuam neste ecossistema empreendedor da região”. “Os objetivos do evento estão perfeitamente alinhados com a nossa missão e estratégia” de “promover a coesão territorial e conseguir reter em Coimbra o talento que todos os anos as instituições geram. (…) Esta tentativa de trazer para Coimbra investimento direto estrangeiro é fundamental, e por isso este evento é muito relevante deste ponto de vista”, afirmou.

 

O diretor de Inovação do IPN, Jorge Pimenta, reconhece “a importância de um evento que consegue mostrar o que a cidade tem, enquanto realidade e enquanto ambição”. “O IPN aposta há muitos anos na investigação aplicada, no suporte às empresas. O nosso contributo é esse desafio constante de lançar novas empresas, novas ideias, não só como bandeira, mas como materialização do que os investigadores estão a fazer [em Coimbra]”, afirmou.

 

O presidente do Conselho de Administração do iParque, Ricardo Lopes, vê na segunda edição do Coimbra IS uma oportunidade de fazer um balanço “do que aconteceu neste período, de como o ecossistema [empresarial] tem evoluído (…), e de como captar investimento para a cidade”. “Estou certo de que será uma iniciativa melhor do que a primeira edição, que já teve anúncios de relevo. O iParque cá estará a divulgar a sua expansão (…) e em breve poderemos acolher mais empresas.”

 

O Coimbra IS é um dos maiores eventos do país dedicado às empresas e aos investidores. O evento pretende posicionar Coimbra no radar dos investidores e agregar o ecossistema empreendedor e inovador existente no concelho, com conferências, uma mostra de empresas e instituições e a criação de um espaço de networking entre empreendedores, investidores, empresas e instituições nacionais e internacionais. Tem lugar pela segunda vez no Convento São Francisco, em Coimbra.

 

O Coimbra IS tem o Alto Patrocínio da Presidência da República.

 

A participação é gratuita, mediante inscrição (sujeitas a validação e limitadas à lotação do espaço).

 

Programa e todas as informações em coimbra IS’24 (coimbrainvestsummit.pt)

 

Coimbra Invest Summit | LinkedIn

Coimbra Invest Summit | Instagram

Coimbra Invest Summit | Facebook

Coimbra Invest Summit | Tik Tok

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×