25 Setembro 2024

Coimbra debateu o papel das redes culturais e o networking cultural na definição do futuro da Europa

Coimbra debateu o papel das redes culturais e o networking cultural na definição do futuro da Europa

A conferência “Coimbra: 10 anos do Europa Criativa e o papel das Redes Culturais no Futuro da Europa”, que decorreu no Convento São Francisco, nos dias 23 e 24 de setembro, contou com a participação de 450 pessoas. Uma iniciativa coorganizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, a Culture Action Europe e o Centro de Informação Europa Criativa. A iniciativa colocou em debate o papel das redes culturais e o networking cultural na definição do futuro da Europa e serviu, ainda, para comemorar o 10º aniversário da Europa Criativa em Portugal, programa de apoio da União Europeia dedicado aos setores cultural e criativo.

No ano em que se celebra o 10º aniversário do Europa Criativa, o programa de apoio da União Europeia dedicado aos setores cultural e criativo, a CM de Coimbra, a Culture Action Europe e o Centro de Informação Europa Criativa organizaram a “Conferência de Coimbra: 10 anos do Europa Criativa e o papel das Redes Culturais no Futuro da Europa”, centrada no papel vital que as redes culturais e o networking cultural desempenham na definição do futuro da Europa.

 

A sessão de abertura da conferência contou com a participação de Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, e dos representantes nacionais dos programas europeus: Erasmus +, CERV (Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores), Horizonte Europa, Interreg e Europa Criativa.  Todos estes contributos assumiram extrema relevância para aumentar a visibilidade, a capacitação e a competitividade das estruturas nacionais no que diz respeito a programas de financiamento europeu.

 

Foram ainda apresentados os resultados da Europa Criativa em Portugal 2014-2024, na Vertente MEDIA, Cultura e Transectorial, por Susana Costa Pereira e Sara Machado do Centro de Informação Europa Criativa.

 

O dia 24 de setembro foi dedicado às redes culturais e ao futuro da Europa, bem como às oportunidades transnacionais em criação e performance, com sessões temáticas inspiradas em vários projetos europeus, tais como European Music Council, Eurozine, Yourope, Bridging Musical Heritage ou Intergalactica: Books for the future without Borders.

 

Na abertura dos “Círculos de Diálogo”, que decorreram durante a tarde, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, sublinhou a importância do Município de Coimbra ser associado da Culture Action Europe, reforçando a relevância da organização desta conferência e a pertinência dos temas debatidos, considerando que “a cooperação cultural europeia irá fortalecer e impulsionar as parcerias nos setores cultural e criativo, que são vitais para aumentar a competitividade e coesão dos territórios”.

 

Os “Círculos de Diálogo” cruzaram diferentes áreas do conhecimento, como as artes, as ciências sociais e as humanidades, que mobilizaram a participação ativa dos presentes, explorando temas como a diversidade cultural, as fronteiras da cultura, a cultura nos espaços públicos, ativismo cultural, cultura e sustentabilidade ambiental, memória cultural, investigação artística, cultura e acessibilidade, diálogo intergeracional e o bem-estar cultural.

 

Esta conferência, centrada no papel vital que as redes culturais e o networking desempenham no futuro da Europa, contribuirá para o crescimento de parcerias e redes colaborativas em Portugal nos próximos anos, constituindo-se como um marco importante para a cultura em Coimbra e para as conexões estabelecidas com a Europa no sentido da construção em conjunto de um futuro mais criativo, colaborativo e inclusivo.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Catarina Gralheiro

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×