18 Setembro 2024

Coimbra aprofunda parceria internacional no domínio da digitalização do património cultural com participação no projeto Interreg Europe

Coimbra aprofunda parceria internacional no domínio da digitalização do património cultural com participação no projeto Interreg Europe

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra participou na primeira reunião presencial do projeto CHARME “Digital Cultural Heritage Activities acRoss Multiple European Regions”, apoiado pelo Interreg Europe, realizada em Pavia (Itália), no final da semana passada, de 10 a 12 de setembro de 2024. A Câmara Municipal de Coimbra, que participou através do Gabinete de Relações Institucionais e Internacionais e da Divisão de Museologia, apresentou um conjunto diversificado de boas práticas no domínio da digitalização, designadamente a Torre de Almedina e outras que, não sendo municipais se inscrevem neste principio orientador, como o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o TUMO e outros projetos de investigação ligados à Universidade de Coimbra, que revelam o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na cidade em vários edifícios e que testemunham a riqueza cultural, patrimonial e histórica da cidade.

O evento contou com a participação das equipas dos sete parceiros – Município de Pavia (líder do projeto), Município de Coimbra, Município de Iasi (Roménia), Comunidade Urbana de Grand Poitiers (França), Município de Turku (Finlândia), Universidade de Pavia (Itália, parceiro consultivo) e o Gabinete de Integração Europeia de Lviv (Ucrânia, parceiro exploratório) – além dos stakeholders italianos.

 

Esta primeira reunião revelou-se uma excelente oportunidade de partilha, de conhecimento e de aprendizagem para todos as cidades envolvidas no projeto que reafirmaram a importância da cooperação internacional ativada e desenvolvida pelo projeto CHARME. Todos os Municípios intervieram para apresentar as suas cidades, sublinhando o seu compromisso com o tema abordado neste projeto comum: a digitalização do Património Cultural.

 

A participação no seminário temático “Património Digital. Desafios e oportunidades, do conhecimento à valorização” – organizado pela Unidade de Investigação em Património do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade de Pavia – foi particularmente importante, tendo sido abordada a desafiante questão do conhecimento e da valorização do património histórico com uma visão multidisciplinar e através da perspetiva da revolução digital. Foram apresentadas experiências de investigação, em curso ou já concluídas, incluindo alguns exemplos e estudos de caso de Pavia, que podem ser aplicáveis em diferentes contextos.

 

O encontro presencial permitiu também a visita  às boas práticas de digitalização cultural do Município de Pavia no âmbito do projeto CHARME, tais como a Basílica de San Michele Maggiore (centrada na área de diagnósticos e modelos digitais para a restauração e compreensão das tecnologias de construção e das fases históricas da Basílica) o Castelo Visconteo (focado na recuperação do pátio para uma experiência de visita renovada) e a capela do colégio universitário Castiglioni (estruturada no levantamento e análise de documentação para obter um modelo digital 3D destinado à gestão e conservação planeada do edifício).

 

Foram concretizadas reuniões de trabalho técnicas que abrangeram a área da coordenação financeira, comunicação e administração geral do projeto CHARME, tendo esta última a missão de monitorizar as atividades do primeiro semestre e planificar o próximo semestre, nomeadamente o próximo encontro inter-regional presencial que se realizará em Coimbra, em março de 2025.

 

As atividades de aprendizagem continuaram com a participação dos parceiros num workshop sobre as boas práticas de cada uma das cidades do projeto, partilhando aspetos de convergência, elementos inovadores e experiências transferíveis. Esta atividade deu início a um processo que será desenvolvido nos semestres seguintes, com o objetivo de orientar o trabalho dos Municípios parceiros na definição de diretrizes comuns sobre a digitalização do Património Cultural, capazes de apoiar a melhoria dos instrumentos de política de desenvolvimento regional.

 

O evento terminou com a observação da Ponte Coberta de Pavia, a partir do rio Ticino, que foi escolhida como imagem do projeto CHARME/Interreg Europe. A reunião confirmou o valor acrescentado da parceria do projeto CHARME que se manifestou motivada e coesa em relação aos objetivos a atingir.

 

Saliente-se que o projeto CHARME nasceu no âmbito da aliança universitária europeia EC2U Campus Europeu de Cidades Universitárias que une as respetivas universidades numa colaboração que envolve diretamente os respetivos municípios. Os parceiros do projeto CHARME – enquanto Entidades Associadas da Aliança EC2U – identificaram desde o início da sua cooperação internacional o Património Cultural como uma área de interesse comum e desenvolveram progressivamente o conceito que deu origem ao projeto CHARME.

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×