O apoio municipal, no valor de 30 mil euros à Federação Portuguesa de Motonáutica, foi ratificado, pela organização da Prova do Campeonato Nacional de Aquabike e T850 e a Fórmula Futuro.
O Executivo aprovou, ainda, o apoio financeiro de 12 mil euros à Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra para a organização da Taça do Mundo de Parkour 2024, que vai decorrer de 13 a 15 de setembro, no Parque verde do Mondego (margem direita), inserida na Expo Desporto. A Taça do Mundo de Parkour contará com a elite dos atletas mundiais em Coimbra, com a presença de 116 atletas em representação de 27 países, e vai acontecer em simultâneo com a Expo Desporto.
Foi, também, aprovada a atribuição de uma comparticipação financeira quatro mil euros ao Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” para fazer face às despesas de participação no Campeonato do Mundo por Grupos de Idade, que decorre em Guimarães até 16 de setembro.
O Executivo aprovou, ainda, o apoio à Associação Desportiva e Recreativa 4 Estações, no valor de dois mil euros, relativo às provas 7ª Subida Mítica Ladeira Rainha Santa Isabel (7 de setembro), 4ª Corrida Entre Parques (22 de setembro) e 7ª Eco Meia Maratona de Coimbra (13 de outubro), bem como a isenção do pagamento de taxas, no valor de 2.324,70 euros.
A Associação de Basquetebol de Coimbra de Coimbra, por sua vez, vai receber 1.500 euros de apoio, para a organização do III Torneio ABC – Cidade de Coimbra, e foi isenta do pagamento taxas de utilização do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, no valor de 912 euros, relativos à ocupação do espaço nos dias 28 e 29 de setembro, entre as 8h00 e as 20h00.
O III Torneio ABC – Cidade de Coimbra é um evento regional, que pretende ser o ponto de partida para a nova época desportiva, através da realização de uma competição entre os principais clubes da região, designadamente as quatro principais equipas do escalão sénior masculino – Associação Académica de Coimbra, Olivais Futebol Clube, Ginásio Clube Figueirense e Sampaense Basket.
O Comité Regional de Rugby do Centro viu aprovado um apoio de mil euros, para a realização do “Torneio de Abertura CRRC 2024”, em setembro, no Estádio Universitário de Coimbra, destinado aos escalões de formação Sub16 e Sub18.
Foi, ainda, deliberado atribuir à Associação Recreativa e Desportiva de Ameal 500 euros para realização do 1ª Meia Maratona do Ameal. A prova será realizada no dia 29 de setembro, com início às 9h00 e final previsto para as 11h30, percorrendo a União de Freguesias Taveiro, Ameal e Arzila por estrada.
A Meia Maratona do Ameal irá contar com duas provas competitivas: 21,1 quilómetros (prova certificada internacionalmente pela World Atletics e pela FP Atletismo e irá fazer parte do Calendário Mundial), 10 quilómetros (Mini Meia Maratona), sendo indicada para todos os que estão a iniciar na modalidade ou possuem um nível de experiência mais reduzido e, ainda, para todos os outros que pretendem efetuar uma prova mais curta e rápida e, por fim, caminhada com cerca de 10 quilómetros, para que todos possam participar no evento.
Trata-se de uma prova de estrada que pretende promover o desporto na União de Freguesias Taveiro, Ameal e Arzila e no Distrito de Coimbra, com certificação da FP Atletismo, bem como certificação Internacional da world Atletics, sendo a primeira vez que a Cidade de Coimbra recebe uma Meia Maratona que consta no Calendário Mundial da World Atletics.
Até ao momento estão inscritos 14 dos 18 distritos de Portugal Continental, um atleta da Madeira e representação de 14 nacionalidades (Angola, Argentina, Brasil, Bélgica, China, Estados Unidos América, França, Quénia, Luxemburgo, Rússia, Espanha, Portugal, Reino Unido e República Dominicana). Está prevista a participação de 900 a 1.200 atletas. O evento é, também, inclusivo e já conta com inscrições de atletas cegos e também de um atleta em cadeira de rodas, que vai abrir o percurso.