A Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo começa já no próximo dia 29 de setembro e estende-se até ao dia 6 de outubro, com um programa que engloba várias iniciativas. Com a realização da Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo pretende-se, sobretudo, criar oportunidades de disseminação de conhecimentos que incentivem e motivem os municípios, as entidades do setor social e da saúde e a comunidade em geral a criarem ou a replicarem boas práticas na área do envelhecimento ativo, saudável e participativo, bem como promover momentos de lazer e de convívio, no sentido de combater a solidão e o isolamento social da população idosa.
Durante a semana, vão ser promovidos diversos passeios de bicicletas adaptadas, “trishaws”, no Parque Verde do Mondego, no âmbito do recente projeto abraçado pela CM de Coimbra, através do Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo, Pedalar Sem Idade Portugal – Capítulo de Coimbra. Os passeios são gratuitos e estão disponíveis todos os dias do ano, sendo apenas necessário realizar-se a inscrição prévia através do endereço eletrónico coimbra@pedalarsemidadeportugal.pt ou do contacto telefónico 936 733 797 (chamada para a rede móvel nacional – dias úteis das 9h00 às 17h00).
Já no dia 1 de outubro, das 10h15 às 16h30, irá decorrer, nas Caves de Coimbra, o I Encontro Sénior – Coimbra 2024, organizado pelo Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo da CM de Coimbra, em estreita articulação com o grupo de trabalho “Pessoas Idosas” da Rede Social de Coimbra. O evento destina-se a pessoas idosas residentes no concelho, bem como aos seus cuidadores formais ou informais, e será marcado por verdadeiros momentos de demonstração de talentos seniores e de animação musical, sendo que também contará com rastreios de risco cardiovascular e expositores.
Uma iniciativa que pretende promover o convívio e as relações interinstitucionais, fomentar a valorização do capital pessoal e social da pessoa idosa e promover o sentimento de utilidade social e a validação de saberes e vivências, bem como fomentar novas relações sociais, prevenir o isolamento social ou a solidão e combater o idadismo e mitos e outros preconceitos relacionados com o papel das instituições, com a velhice e o envelhecimento. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser feita através do link https://forms.gle/aC9GxbPgC65Zo4Fi6. O evento é limitado a 500 pessoas, incluindo cuidadores formais e informais.
O programa de dia 1 começa às 10h45, com as boas-vindas da vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, seguindo-se uma sessão de ginástica sénior, promovida pela Casa do Pai -Centro de Apoio Social, e a apresentação de uma peça de teatro, “A farsa de Inês Pereira”, pela Delegação Distrital de Coimbra da Associação de Solidariedade Social de Professores. Às 11h30, vai haver um desfile de moda sénior, pelo Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra. Depois do almoço, está previsto um momento musical, com o Grupo de Dança e Cantares da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel e, às 14h00, a peça de teatro “Recordar a Revolução dos Cravos: 50 anos do 25 de abril”, da responsabilidade do Centro Social de S. João do Campo. A partir das 14h30, estão previstos momentos de animação musical, entretenimento e de conselhos de saúde, como, por exemplo, um Quizz de estimulação cognitiva (CASPAE), rastreios de risco cardiovascular (Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia), “Ciência Cidadã” e “Boas Práticas para o Envelhecimento Saudável” (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) e, ainda, “Prevenção de Quedas” (Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia).
O último grande momento desta semana acontece a 3 de outubro, no Convento São Francisco, com as II Jornadas Nacionais de Promoção de um Envelhecimento Ativo e Bem-Sucedido, que pretendem ser um espaço de promoção do debate sobre os desafios relacionados com o envelhecimento. São esperados cerca de 300 participantes, entre atores da área do envelhecimento e outros potenciais interessados pela temática. A sessão de abertura está marcada para as 9h30 e espera-se a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, e do presidente da Câmara, José Manuel Silva.
Da parte da manhã, a iniciativa será constituída por uma conferência inaugural intitulada “Humanização de Cuidados como Pilar Estratégico nas Organizações”, seguida de um painel dedicado à divulgação de boas práticas na área da saúde intitulado “As Organizações de Saúde como Impulsionadoras de Territórios Amigos da Longevidade: Que Realidades?”. Já da parte da tarde, decorrerá a conferência “Sustentabilidade e Inovação como Pilares Estratégicos nas Organizações”, seguida de um painel dedicado à divulgação de boas práticas na área social intitulado “As Organizações Sociais como Impulsionadoras de Territórios Amigos da Longevidade: Que Realidades?” e, por fim, a conferência “Nunca é tarde Demais”.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser efetuada através do seguinte link: https://forms.gle/N8RiuWoDkngLhYJK6. Caso sejam necessárias mais informações sobre a Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo, poderá contactar o Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal através do endereço eletrónico ggea@cm-coimbra.pt ou para o telefone 239 854 294.