A campanha de comunicação e sensibilização para a adoção responsável de animais vai estar, a partir de hoje, na rua, em vários suportes de divulgação municipais, nomeadamente nos mupis da autarquia, nos ecrãs Led que se encontram junto ao Convento São Francisco e na Avenida João das Regras, nos ecrãs que se encontram nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal, nos monitores do autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, mas também no website e nas redes sociais municipais. Uma campanha que pretende sensibilizar a população para a adoção responsável e sobretudo mostrar que os animais que se encontram no canil (são imagens reais de animais que estão para adoção) procuram um lar, uma família.
O Canil Municipal de Coimbra necessita urgentemente de novas adoções para dar resposta ao crescente número de animais abandonados e em situação de vulnerabilidade. Entre janeiro e julho deste ano, deram entrada no Canil Municipal 367 animais para adoção e no mesmo período foram apenas concretizadas 180 adoções. Os meses de fevereiro, abril, junho e julho foram os que registaram um maior número de adoções, num total de 35, 32, 31 e 31 animais adotados, respetivamente. No entanto, o número de pedidos para a entrada de novos animais continua a crescer, tendo atingido um pico de 73 pedidos no passado mês de maio. Apesar dos esforços do Canil Municipal, a capacidade de resposta está a ser ultrapassada. Atualmente, há 234 animais em lista de espera para entrar no canil.
Recorde-se, ainda, que a adoção responsável de animais oferece inúmeros benefícios, tanto para quem adota, como para o animal. Os animais de estimação são uma ótima companhia, ajudam a reduzir o stress, promovem uma vida mais ativa e melhoram a saúde mental e física dos seus donos. A adoção responsável passa também pela consciência de que um animal é uma companhia para a vida e que deverá ter em conta que o mesmo poderá adoecer e necessitar de cuidados médico-veterinários. A adoção consciente e responsável contribui não só para reduzir a sobrelotação nos canis, retirar mais animais da rua, dar uma nova oportunidade de vida ao animal, mas também para uma melhoria da comunidade. Um ato cívico relevante, que demonstra valores como compaixão, altruísmo, empatia, responsabilidade e consciência social. Esses valores refletem o compromisso de cuidar de seres vulneráveis, promovendo o bem-estar animal e contribuindo para uma comunidade mais justa e humana.
O processo de adoção é fácil. Inicia-se com uma visita ao Canil Municipal e aos animais disponíveis, de preferência com marcação prévia para que possa ser acompanhado e aconselhado relativamente ao animal que mais se adequa ao seu estilo de vida. Para tal, será realizado um breve inquérito ao adotante. O processo burocrático é tratado num dia a combinar, pois exige a presença de uma médica veterinária. Os animais são entregues esterilizados, identificados eletronicamente, registados no Sistema de Informação de Animais de Companhia, com boletim sanitário, desparasitados interna e externamente, com a primeira vacinação e, no caso de se tratar de um cão com mais de três meses, vacinados contra a raiva. A taxa associada a estes cuidados é de 14,76€ no caso de se tratar de um gato e de 34,44€ no caso de se tratar de um cão. É necessário que traga coleira e/ou peitoral e trela, no caso dos cães, e transportadora no caso dos gatos.
O Canil Municipal está aberto para visitas todos os dias úteis, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, e que podem ser agendados outros horários de visita através do telefone 239 493 200 ou do endereço smv@cm-coimbra.pt.