A Escola Básica de 1º ciclo do ensino básico de Coselhas, é uma escola do tipo Plano Centenários, constituída por dois pisos, com 4 salas – neste ano letivo, com 96 alunos – e uma sala Teach, destinada a alunos com perturbação de desenvolvimento do espectro do autismo.
Decorreu hoje, dia 12 de setembro, a consignação da empreitada de “Reconstrução de muro exterior e renovação do espaço de jogo e recreio” da Escola Básica de Coselhas, à empresa “RamalPombeiro, Construções, Lda”. Esta obra prevê a demolição do muro de suporte e execução de um novo muro em betão, reboco e pintura e a substituição integral dos espaços de jogos e recreio, na sequência de uma degradação parcial das condições de segurança para os jovens alunos da escola.
A obra, a realizar no prazo o mais curto possível, devolverá às crianças o espaço exterior destinado às brincadeiras e ao usufruto do tempo dos intervalos do qual estavam privados por motivos de segurança, desde meados do ano letivo anterior.
“Esta empreitada é de máxima importância para a comunidade educativa da Escola de Coselhas – para os alunos, professores, pais e encarregados de educação”, começou por referir a vereadora. “No início do 2º período deste ano letivo, os alunos terão melhores condições para o desenvolvimento das atividades letivas”, acrescentou Ana Cortez Vaz. “Efetivamente, a intervenção baseia-se na inspeção levada a cabo pelo Município de Coimbra, a todos os espaços de jogos e de recreio das escolas – algo que não era feito há mais de 20 anos, tendo-se detetado situações que colocavam em causa a segurança dos alunos e por isso, os espaços foram interditos”, explicou a vereador. “A escola tem de ser um local seguro e adaptado a todos os alunos e, naturalmente, continuamos empenhados em construir uma Coimbra mais educativa, para todos”, rematou Ana Cortez Vaz.