O programa, compilado pela Divisão de Turismo da CM de Coimbra, em coordenação com várias unidades orgânicas da autarquia, pretende levar a comunidade a descobrir o património da cidade. Para tal, a autarquia preparou um conjunto de atividades, vasto e diversificado, que arranca já no próximo dia 20 de setembro.
Nessa sexta-feira, o programa inclui viagens, das 8h00 às 19h30, “De Santa Clara à Universidade pelo Botânico, através da Linha Botânico dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), com um custo de dois euros. Das 10h00 às 18h00, no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, decorre a iniciativa “Entre o Ir e Vir o que daqui LEVO”, uma oficina para maiores de quatro anos, com inscrição obrigatória, pelo telefone 239 857 525 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. No Edifício Chiado, no Museu Municipal de Coimbra, está disponível, das 10h00 às 16h00, a oficina “O Património está nas nossas mãos”, destinada ao público em geral, em particular para o pré-escolar e ATL’s, com inscrição obrigatória através do telefone 239857 525 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
Na Casa do Cinema de Coimbra, às 18h00, será exibido o documentário “Manel, há uma revolução em Lisboa”, de Tiago Cravidão, um filme integrado nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. A sessão é gratuita, mas é necessária reserva no site da Casa do Cinema e levantamento do ingresso na bilheteira. É possível obter mais informações através do email geral@caminhos.info, no website www.caminhos.info/agenda/ ou pelo telefone 239 851 070.
Também integrado no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, às 21h00, tem lugar o comício revolucionário “E Se Fizéssemos Tudo Outra Vez”, de Madalena Victorino, no Pavilhão da Palmeira (Rua Simões de Castro, 138). É possível obter mais informações através do email habaixacoimbra@gmail.com ou pelo telefone 968 610 865. Às 21h30, no Convento de São Francisco, acontece a Gala Internacional de Magia de Coimbra, do programa dos Encontros Mágicos. Os bilhetes estão disponíveis em aqui.
Já no sábado, continuam as viagens “De Santa Clara à Universidade pelo Botânico”, a Rua da Sofia vai ser o palco, das 9h00 às 19h00, da Montra das Artes e Ofícios e, também nesse horário, tem lugar em Almalaguês, no Largo do Terreiro, “Ao Postigo Contigo… em Almalaguês com sustentabilidade”. É possível obter mais informações através do contacto 239 857507 ou pelo e-mail dct@cm-coimbra.pt.
A partir das 10h00, decorre a iniciativa “Na Rota do Património Industrial: Minas de Chumbo de Barbadalhos – Zorro”, em Torres do Mondego. O ponto de encontro é o Largo São Francisco, no Zorro. Esta ação é para grupos até 30 pessoas e obriga a inscrição prévia através do telefone 239 857 500 ou pelo e-mail arqueologia@cm-coimbra.pt. De referir que esta iniciativa não é aconselhável a pessoas com mobilidade condicionada.
Ainda no sábado, continua no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra a oficina “Entre o Ir e Vir o que daqui LEVO” e, na Casa-Museu Miguel Torga, das 10h00 às 18h00, tem lugar o peddypaper “De Torga às Lágrimas: Onde está Camões?”, ação da Rede de Museus, com partida da Casa-Museu Miguel Torga. A inscrição é obrigatória até às 18h00 de 18 de setembro, através do telefone 239 857 525 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Para esta iniciativa, cada equipa deverá levar, pelo menos, um smartphone com acesso à internet e leitor de QRCode, já que cada equipa irá receber um QRCode de acesso a uma plataforma virtual onde decorrerá todo o desafio.
Na Rua Ferreira Borges, das 10h00 às 19h00, tem lugar a iniciativa “A Tecelagem sai à rua” e, às 15h00, será apresentado o “Roteiro Cafés de Coimbra com História”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra. Meia hora depois, 15h30, inicia-se “Celebrando o Património da Sophia”, uma visita aos Colégios do Espírito Santo, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Graça, São Pedro, São Tomás/Palácio da Justiça, Igreja do Convento de São Domingos e São Boaventura. O ponto de encontro é na Praça 8 de Maio e é necessária inscrição prévia, que deve ser efetuada através do contacto telefónico 239 857 525 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
À noite, a partir das 21h00, há videomaping dos trabalhos realizados no decurso do projeto “VARAL DIGITAL: VIDEOPOEMA”, da autoria de Alex Lima, em parceria com o Museu Municipal de Coimbra, no Pátio da Inquisição. Às 20h30, continua a ação “E Se Fizéssemos Tudo Outra Vez”, de Madalena Victorino, desta vez com um jantar revolucionário na Liga dos Combatentes, Rua da Sofia. O jantar tem um custo de 12€ e deve ser reservado através do email habaixacoimbra@gmail.com ou do telemóvel 968 610 865. No Convento São Francisco, às 21h30, acontece mais uma sessão da Gala Internacional de Magia de Coimbra.
No último dia das JEP, domingo, dia 22, o programa retoma “Ao Postigo Contigo… em Almalaguês com sustentabilidade”, no Largo do Terreiro, em Almalaguês, as viagens “De Santa Clara à Universidade pelo Botânico” e a oficina “Entre o Ir e Vir o que daqui LEVO”, no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra. Às 11h00, no âmbito dos Encontros Mágicos, vai haver magia no Parque Vale das Flores. E às 17h00, tem lugar “Abril por Cantar”, um concerto na Praça da Canção, integrado nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, que junta as bandas filarmónicas União Taveirense, Adriano Soares e da Associação Recreativa e Musical de Ceira, com direção artística e musical de Luís Figueiredo, e direção e condução do concerto de Pedro Carneiro. O megaconcerto vai contar com a participação especial de convidados de diferentes gerações, nomeadamente de Sérgio Godinho, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves (ambos músicos dos Clã), Beatriz Vilar, JP Simões e Selma Uamusse. Um megaconcerto de entrada livre, que promete fechar em pleno as comemorações municipais dos 50 anos do 25 de Abril e a Jornadas Europeias do Património.
As JEP foram lançadas pelo Conselho da Europa em 1985, com a União Europeia a associar-se a esta iniciativa mais tarde, em 1999. A organização, em Portugal, é da Direção-Geral do Património Cultural.