30 Setembro 2024

CM de Coimbra celebra 5 de Outubro com inauguração da Galeria dos Presidentes

CM de Coimbra celebra 5 de Outubro com inauguração da Galeria dos Presidentes

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra comemora, no próximo sábado, dia 5 de outubro, a Implantação da República, com um vasto programa, ao longo do dia, a decorrer em diversos espaços. Destaca-se, do programa, a inauguração da Galeria dos Presidentes da CM de Coimbra na Sala de Sessões, durante a manhã. Ainda de manhã, serão depostas coroas de flores no túmulo de D. Afonso Henriques, junto à placa toponímia de Teófilo Braga e no túmulo de José Falcão, nos Olivais. Na programação paralela, a partir das 12h00, há Street Food no Jardim da Sereia, e a partir das 15h30, a 1ª Edição do Salão do Livro Antigo na Casa Municipal da Cultura. O Convento São Francisco celebra a data com um programa dedicado à Canção de Coimbra, que termina, à noite, no Grande Auditório, com a VIII Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra.

A CM de Coimbra assinala o 5 de Outubro, no próximo sábado, com um programa de comemorações que inicia às 10h00 com a cerimónia solene de Hastear da Bandeira Nacional, ao som do Hino Nacional executado pela Filarmónica União Taveirense. Pelas 10h15, é inaugurada a Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Coimbra, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, homenageando todos aqueles que, desde a criação do cargo, em 1834, até 2021, serviram abnegadamente o Município e os seus cidadãos.

 

Pelas 11h00, na igreja do Mosteiro de Santa Cruz, será assinalado o 881º aniversário da Conferência de Zamora, com uma homenagem a D. Afonso Henriques e a deposição de coroa de flores junto ao seu túmulo, numa iniciativa em parceria com a Real Associação de Coimbra. Também às 11h00, decorrerá uma visita orientada ao Cemitério de Santo António dos Olivais, com o tema Cemitério de Nossa Senhora das Dores: onde o silêncio conta histórias republicanas. O ponto de encontro é na entrada do cemitério. Esta ação, limitada a 30 participantes, é gratuita, mas requer inscrição prévia através do e-mail das@cm-coimbra.pt ou pelo telefone 239 857 557.

 

Às 11h30, será evocado o segundo presidente da República Portuguesa, Joaquim Teófilo Fernandes Braga (1843-1924), no centenário do seu falecimento, com deposição de coroa de flores junto à respetiva placa toponímica. Teófilo Braga foi um dos grandes mentores da implantação da República em Portugal, tendo chefiado o primeiro governo provisório, em 1910. Teófilo Braga licenciou-se em Direito, em Coimbra, em 1867, tendo-se doutorado no ano seguinte. Devido à sua adesão pública aos ideais republicanos, foi-lhe negado o acesso à carreira de docente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, levando-o a sair da cidade e a fixar-se em Lisboa como advogado.

 

Pelas 12h00, no cemitério de Santo António dos Olivais, terá lugar uma homenagem a José Falcão, com deposição de coroa de flores no seu túmulo. José Falcão foi uma das figuras mais ilustres do período oitocentista e uma das vozes mais audazes e justas da propaganda republicana, que se tornou um dos vultos mais evocados pela geração do Ultimato e cuja obra “Cartilha do Povo” teve em 1896 uma edição popular promovida pelos estudantes republicanos de Coimbra.

 

Ao longo do dia haverá, também, um conjunto de iniciativas de celebração de programação paralela, destacando-se, entre as 12h00 e as 00h00, a 2ª Edição do Street Food Coimbra, evento coorganizado pela Câmara Municipal e pela União das Freguesias de Coimbra, que oferecerá uma experiência gastronómica diversificada, num festival repleto de cor e animação no Jardim da Sereia, e a 1ª Edição do Salão do Livro Antigo, na Casa Municipal da Cultura, que entre as 15h30 e as 19h30 vai promover conferências e debates em torno da bibliofilia.

 

Já no Convento São Francisco poderá ser visitada, na Project Room, entre as 15h00 e as 20h00, a instalação audiovisual Arquivo Sonoro do Fado e da Canção de Coimbra, de Tiago Pereira – A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (entrada gratuita), e às 18h00, na Sala Conventual, o concerto Saudade, de Maria Sá Silva (3 a 5 euros, bilhetes disponíveis em https://coimbraconvento.pt/pt/). A programação termina, às 21h30, no Grande Auditório, com a VIII Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra (6 a 10 euros, bilhetes disponíveis em https://coimbraconvento.pt/pt/).

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×