Setembro é o mês internacional de sensibilização para o cancro pediátrico. Este ano, neste mês, a Acreditar comemora 30 Anos e com esta ação, sob o lema “Quando o cancro se mete no caminho, ninguém vai sozinho”, procura consciencializar a população, homenagear crianças e adolescentes com cancro, sobreviventes, famílias, profissionais de saúde e voluntários envolvidos nesta causa e difundir o conhecimento sobre a doença na comunidade, envolvendo todos na melhoria de qualidade de vida de cuidadores, doentes e sobreviventes.
O cancro infantil, apesar de raro, regista anualmente, só em Portugal, cerca de 400 novos casos diagnosticados. Devido à sua gravidade e impacto no contexto social, a doença afeta não só os utentes, como também os seus familiares, parentes e amigos. O laço dourado, criado em 1997, simboliza a força, a coragem e a resiliência de todas as crianças, jovens e respetivas famílias, que lidam ou lidaram de perto com esta problemática.
A Acreditar promove, mais uma vez, esta iniciativa, no âmbito da campanha “Light It Up Gold”, da Childhood Cancer Internacional. “Setembro Dourado” tem o apoio do Instituto Português de Oncologia (Coimbra, Lisboa e Porto), com os altos patrocínios da Presidência e da Assembleia da República, assim como a participação de vários municípios de todo o país.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila