24 Setembro 2024

CM de Coimbra apoia realização do Festival Apura com mais de 9 mil euros

CM de Coimbra apoia realização do Festival Apura com mais de 9 mil euros

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai apoiar, financeiramente, com 8.900 euros a Associação Cultural Apura para a realização da quinta edição do Festival Apura, que vai decorrer de 26 a 28 de setembro, para além da isenção de taxas no valor de 304 euros e disponibilização dos meios de divulgação do Município. O processo vai foi aprovado na próxima reunião do Executivo de dia 23 de setembro.

A quinta edição do Festival Apura conta com a colaboração de cerca de 40 projetos artísticos, distribuídos por dois espaços: a Casa das Artes Bissaya Barreto e a República da Praça. O evento contempla oito propostas expositivas e performáticas, 24 concertos e nove performances musicais, somando 85 artistas e músicos convidados que apresentam as suas obras ao longo dos três dias.

 

No primeiro dia, 26 de setembro, evidenciam-se as propostas artísticas da autoria de Marte Paulo (banda de cantigas tecno psicadélico com influências de hip hop, boom bap, folk, noise, pop, metal e punk), da banda de garage rock Bumps (proposta de programação inserida no MIC da Blue House), os projetos Saturation Divers (duo composto por João Clemente e Gonçalo Alves) em conjugação com Pespakova (Gonçalo Parreirão e Ricardo Brito) e, ainda, Rita Silva e João Mortágua.

 

A 27, destacam-se iniciativas de criação artística e cultural, com o concerto dos instrumentistas Gonçalo Almeida, Rachel Musson e Ziv Taubenfeld – em parceria com a 22ª edição do Festival Jazz ao Centro: Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra -, as sonoridades dos projetos musicais dos grupos Bicho Carpinteiro e Cíntia e Rezmorah. Neste dia, referência, ainda, para o artista de música improvisada, experimental, noise e rock, José Vale, o concerto “Serpente”, com Bruno Silva e as projeções flautistas e vocais de Violeta Azevedo.

 

O último dia do festival é composto por performances de Sofia Bessa, Catarina Arbusto, da artista multidisciplinar Inês Tartaruga Água, gaivota (proposta de programação inserida no MIC da Blue House), o quarteto de rock instrumental Cat Soup, Unsafe Space Garden e os sons de fusão de Kara Konchar.

 

Criado em 2018, o Festival Apura, projeto de arte e música independente, resulta de uma união de esforços entre artistas, entidades e agentes culturais e sociais da cidade, com o objetivo de valorizar a criação artística local e de promover momentos de formação que reforçam o cruzamento e a partilha de conhecimento.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×