O primeiro Salão do Livro Antigo vai decorrer de 4 a 5 de outubro, na Casa Municipal da Cultura, e vai contar com a presença de figuras nacionais de prestígio na área, com o objetivo de dar a conhecer o tesouro guardado na Sala do Livro Antigo da BMC. O espólio fundacional da Biblioteca, a partir do legado de António Luís de Sousa Henriques Seco (antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra), é composto por incorporações do arquivo das congregações religiosas, doações e compras diversas, com textos de direito, de filosofia, de teologia e de história, bem como documentação cartográfica, do século XVI ao século XVIII. Todo o património do Livro Antigo da BMC é alvo constante de projetos de investigação, mas é também tema de interesse de um público dedicado.
Neste contexto, não havendo na programação municipal qualquer iniciativa que incidia sobre esta temática e, numa lógica de entrosamento da preservação do património cultural com a sua divulgação implícita a um ambiente de democratização da cultura, a Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico entendeu proveitoso para Coimbra promover um acontecimento desta natureza. E, para esta primeira edição, sob a forma de uma mostra e venda de livro antigo, convidaram-se para o efeito livreiros especializados de renome nacional.
O primeiro Salão do Livro Antigo vai integrar a participação de nove livreiros, incluindo a Livraria Miguel Carvalho, parceira do evento, a Bernardo Trindade, a Art & Rare Books (Lisboa), a Livraria Artes e Letras (Óbidos), a Livraria Cólofon (Guimarães), a Livraria Esquina (Porto), a Livraria Gostar de Ler (Porto), a Livraria In-Libris (Porto), a Livraria Liliana Queiroz (Caldas da Rainha) e a Livraria Manuel Ferreira (Porto).
A abertura do Salão está prevista para as 18h00 de sexta-feira, dia 4 de outubro, seguindo-se a realização da conferência sobre o tema “A Bibliofilia hoje – importâncias e urgências”, proferida por Miguel de Carvalho, na Sala do Catálogo da BMC.
No sábado, dia 5 de outubro, o Salão abre às 14h00 e às 15h30 tem início o debate em torno da “Literatura científica e bibliofilia”, com a presença de Carlos Fiolhais, no mesmo local. Às 16h45, arranca a conferência “Uma visita à Biblioteca do Rei de L’An 2440: crónica de uma deambulação ucrónica”, por Alexandra Augusto, também na Sala do Catálogo da BMC, e às 18h00 a conferência “O século de Camões na Bibliofilia Portuguesa – reflexão e reflexos”, com José Augusto Bernardes, no mesmo local.
No último dia, domingo, dia 6 de outubro, o Salão abre, novamente, às 14h00, seguindo-se a intervenção de Catarina Alarcão sobre “Cuidar do Livro”, na Sala do Catálogo da BMC, a que se segue, às 15h30, um momento designado “Conversas em torno da Bibliofilia”, com António Valdemar e José Pacheco Pereira, no mesmo local. Às 17h00, está prevista uma visita à Sala do Livro Antigo da Biblioteca Municipal de Coimbra, que antecede o encerramento marcado para as 18h00.
Na sua vertente cultural de promotora e de divulgadora do livro e do seu universo semântico, a Câmara Municipal de Coimbra tem já uma tradição de eventos e de iniciativas nesta área temática, onde avultam as apresentações de livros, edições municipais, apoio a edições de autores e onde pontifica a realização da Feira do Livro de Coimbra, que tem trilhado o seu caminho há mais de 40 anos.