19 Setembro 2024

CM de Coimbra investe mais de 18 mil euros na eficiência energética da Escola Rainha Santa Isabel

CM de Coimbra investe mais de 18 mil euros na eficiência energética da Escola Rainha Santa Isabel

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra investiu 18 mil euros na instalação de um sistema solar fotovoltaico na Escola Básica Rainha Santa Isabel, localizada na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. Os trabalhos, a cargo da empresa ‘Homar, Lda’, foram concluídos na passada semana, a tempo do arranque do ano letivo. A vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, juntamente com os representantes dos serviços técnicos do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais, visitou o local.

A instalação do sistema solar fotovoltaico representou um investimento do Município de Coimbra de 18.189,60 euros. A perspetiva de retorno é de cerca de três anos e quatro meses e a expectativa de vida útil dos painéis solares é de 25 anos. Foram instalados 52 módulos monocristalinos de 550W, com uma potência de pico de 28,60 kWp, e uma área do gerador fotovoltaico de 134,3 m2.

 

A autonomia do sistema fotovoltaico é de 27,7% e a energia estimada do gerador fotovoltaico para autoconsumo é de 31.585 kWh/Ano, que se vai refletir na redução do custo anual de eletricidade em 5.512 euros, com a consequente diminuição anual dos gases com efeito de estufa em aproximadamente 21 toneladas de CO2.

 

“As questões climáticas e a eficiência energética é algo que continua a nortear as ações do Município de Coimbra”, realaça a vereadora. “Este é apenas mais um passo. Aliar estas temáticas à comunidade educativa, tirando partido da localização privilegiada de algumas Escolas, no que à orientação geográfica e número de horas de sol dizem respeito, incentivando e motivando os alunos para estes assuntos é fundamental”, acrescenta a vereadora Ana Cortez Vaz.

 

Será disponibilizado pelo Município um acesso ao sistema de monitorização da produção de energia fotovoltaica, por forma a envolver e sensibilizar toda a comunidade escolar, com os objetivos de promover melhores práticas a nível da eficiência energética e da redução de gases com efeito de estufa. Perspetiva-se, desta forma, uma redução das emissões de gases com efeito de estufa, paralelamente à redução da fatura energética.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×