A abertura oficial da XXXVII Feira das Cebolas está prevista para as 22h00 de sábado, dia 10 de agosto. Ao programa que conta com as tradicionais tranças de cebolas, soma-se a participação de grupos folclóricos, etnográficos e musicais provenientes de norte a sul do país. A noite do primeiro dia do evento é marcada pelas atuações do Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira (Tomar), do Grupo Folclórico de Sanguinheira (Cantanhede) e do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões (Fafe).
Prolongando-se até 17 de agosto, o evento, que contribui para a preservação e para a divulgação de usos e costumes ancestrais, vai animar a Praça do Comércio. Em paralelo à presença dos ceboleiros que durante o dia estarão a vender os seus produtos, decorrem outras iniciativas que visam a promoção da gastronomia, dos jogos tradicionais, do folclore e etnografia da região do Mondego e de outras regiões do país.
Durante oito dias, os visitantes vão encontrar uma programação que integra sucessivos espetáculos, com início às 22h00. No total, serão 12 grupos folclóricos que vão subir a palco, representantes não apenas da região do Mondego, como também das regiões do Alto Ribatejo, Baixo Minho, Douro Litoral, Beira Baixa e Estremadura. Assim, da programação cultural constam, para além do grupo anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro da Cova (Gondomar), o Grupo Folclórico e Etnográfico do Cimeiro (Soure), o Grupo Folclórico da Região de Arganil (Arganil), o Grupo Folclórico de Portomar (Mira), o Grupo de Danças e Cantares do Paul (Castelo Branco), o Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos HUC (Coimbra), o Rancho Folclórico As Vendedeiras Saloias de Sintra (Sintra) e o Rancho Paroquial de Guifões (Guifões).
Está ainda prevista a participação de grupos de música tradicional, designadamente do Grupo de Concertinas Sons de Casconha (Coimbra), da Tuna Mista do Areeiro (Coimbra), da MARATUNA – Tuna Mista da FCDEF-UC (Coimbra), do Grupo de Concertinas “Foles e Cantorias de Santa Clara (Coimbra), do Grupo de Fados e Guitarradas da Secção de Fado (Coimbra), da Estudantina Universitária de Coimbra (Coimbra) e do Grupo de Cavaquinhos da União Popular da Rebordosa (Penacova).
Na Praça do Comércio, preenchida com animação cultural, estarão instaladas “tasquinhas”, nas quais se poderá saborear o caldo verde, a sardinha de pasta, o chouriço caseiro, a broa, os bolos e pataniscas de bacalhau, o arroz-doce, escarpiadas e arrufadas de Coimbra, os licores, jeropiga ou vinho de lavrador.
Um evento que pretende continuar a incentivar a participação pública na iniciativa, através da recriação desta memória ancestral de vender as cebolas na antiga Praça de S. Bartolomeu, que constitui uma das mais antigas e importantes atrações estivais da cidade de Coimbra.