22 Agosto 2024

Luna Fest em Coimbra de 6 a 8 de setembro

Luna Fest em Coimbra de 6 a 8 de setembro

O Luna Fest está de regresso à Praça da Canção de 6 a 8 de setembro, com o apoio do Município de Coimbra. The Psychedelic Furs, Lene Lovich, Jon Spencer, Johnny Throttle, The Gories e La Élite são alguns dos nomes internacionais que vão estar presentes no festival, que conta ainda com a participação de muitos outros portugueses, como The Legendary Tigerman, M’as Foice, The Twist Connection ou Belle Chase Hotel. São três noites, cada uma com sete concertos, que garantem animação certa na Praça da Canção. O evento foi hoje, dia 22 de agosto, apresentado ao público, no bar Pinga Amor, pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e por Victor Torpedo e Tito Santana, da organização. O evento conta com um apoio financeiro da autarquia no valor de 100 mil euros.

Os britânicos The Psychedelic Furs são os cabeça de cartaz do primeiro dia do Luna Fest. A banda londrina, que começou em 1977 pelas mãos dos irmãos Richard e Tim Butler, notabilizou-se nos anos 80 com êxitos como “Love My Way”, “Heaven” ou “Pretty in Pink”. “Estamos mais ‘rock and roll’ do que passámos a ser com os anos. É uma espécie de voltar às nossas raízes”, afirmou Tim Butler, em declarações à agência Lusa, garantindo: “Vamos tocar uma boa seleção das canções que fazem parte da nossa carreira”. O dia de arranque, sexta-feira, 6 de setembro, conta ainda com as atuações da norte-americana Lene Lovich, dos londrinos Theatre of Hate e da banda punk mexicana Carrion Kids no Palco Principal e dos portugueses The Legendary Tigerman, M’as Foice e The Twist Connection no Palco Lux Interior, totalmente dedicado à música nacional, numa parceria com a editora Lux Records.

 

Já no dia seguinte, sábado, 7 de setembro, o cantor, compositor e guitarrista norte-americano Jon Spencer, nome incontornável na história do rock’n’roll, com ligação a alguns dos projetos de maior sucesso do punk, rock e blues, como os Pussy Galore, Boss Hog, Heavy Trash, sobe ao Palco Principal da Praça da Canção como cabeça de cartaz. Antes, o palco será dos britânicos Johnny Throttle (que juntou elementos dos The Parkinsons, Lucy & The Rats e The Gaggers), dos norte-americanos Kid Congo and The Pink Monkey Birds (antigo guitarrista dos Cramps, Nick Cave and the Bad Seeds e Gun Club), o ska de Natty Bo & The Top Cats, enquanto o Palco Lux Interior vai ser ocupado pelos Belle Chase Hotel, Selma Uamusse e Birds are Indie.

 

O último dia, domingo, 8 de setembro, fica a cargo da banda punk norte-americana The Gories, do duo da Catalunha que combina rock, new wave e música eletrónica, La Élite (que regressa ao Palco Principal do Luna Fest, depois de terem feito uma atuação surpreendente na edição do ano passado), dos franceses Weird Omen e da banda pós-punk britânica  DeadLetter no Palco Principal. Já o Palco Lux Interior vai ser ocupado por Club Makumba e So Dead.

 

O Luna Fest regressa, assim, a Coimbra e ao recinto da Praça da Canção, de 6 a 8 de setembro. São três noites de música rock e outros estilos alternativos, dois palcos, 7 concertos por noite, com o cartaz que traz à cidade nomes de referência internacionais e nacionais, e DJ sets até às 4h00.  A organização aponta para uma lotação de cinco mil pessoas por dia, com Tito Santana a sublinhar que a venda de bilhetes “está a correr bem melhor” do que em 2023. “Estou convencidíssimo de que teremos mais pessoas este ano”, vincou o responsável.

 

Depois de alguns problemas financeiros com a primeira edição, a organização do Luna Fest espera que este ano, com os apoios angariados, nomeadamente o apoio de 100 mil euros da CM de Coimbra, seja possível assegurar a sustentabilidade do festival e programar com outra tranquilidade a edição de 2025. Tito Santana realçou também a importância que o festival tem ao mostrar outras potencialidades da própria cidade.

 

Os bilhetes para o festival dedicado ao rock e seus derivados podem ser comprados presencialmente na Lux Records, na Baixa de Coimbra, e online na plataforma BOL, na Worten e nas bilheteiras da Fnac, com o passe geral a custar 88 euros e o diário 35 euros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×