O Grande Prémio de Motonáutica está a chegar a Coimbra e promete animar o rio Mondego nos dias 7 e 8 de setembro. A 2.ª etapa do Campeonato Nacional Aquabike (Jet Ski e Motas de Água), que será dividido por várias classes nas categorias de Circuito e Endurance, prevê a participação de cerca de duas dezenas de atletas, entre os quais os medalhados nos Campeonatos da Europa e do Mundo em 2023. Em Jet ski, destaque para o açoriano Gonçalo Rodrigues (que conquistou dois títulos mundiais em Ski GP2 e Ski GP4) e para o portuense Manuel Leite (vice-campeão da Europa em Ski GP3). Já na classe rainha das Motas de Água, Runabout GP1, destaque para a presença do piloto internacional da Póvoa do Varzim, Lino Araújo, enquanto no Endurance as atenções irão estar centradas no bracarense Miguel Martins e no lisboeta João Nunes.
O evento arranca no sábado, dia 7 de setembro, pelas 10h00, com o registo no secretariado e as verificações de segurança a decorrem até às 13h00. Às 14h30, está marcada a reunião de pilotos e a partir das 15h30, e até às 18h00, têm início os treinos e as provas, neste caso, a 1ª manga. A prova prossegue no domingo, dia 8 de setembro, com a reunião de pilotos agendada para as 10h00. Às 10h30, têm início as provas, a 2ª manga, que continuam às 14h30, 3ª manga, depois de uma pausa para almoço. A entrega de prémios, que vai decorrer no Choupalinho, está marcada para as 17h30.
Para outubro, estão ainda previstas ações de formação e batismos de mar, da Fórmula Futuro, para jovens dos 8 aos 16 anos, que estavam inicialmente previstas para o mês de setembro. Esta iniciativa tem como objetivo captar novos talentos, mas conta ainda com uma vertente de cariz social, já que proporciona a qualquer jovem, independentemente da sua condição económica e social, a possibilidade de contactar com uma modalidade. Estas iniciativas vão decorrer junto ao Choupalinho, na margem esquerda do rio Mondego.
(Notícia atualizada, tendo em conta novas informações da Federação Portuguesa de Motonáutica)
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila