30 Agosto 2024

Empreitada de requalificação da estrada de Eiras está praticamente concluída

Empreitada de requalificação da estrada de Eiras está praticamente concluída

A empreitada de requalificação da estrada de Eiras está na sua fase final, faltando apenas realizar os trabalhos de pavimentação, que vão acontecer de 2 a 13 de setembro (de forma a não coincidir com o período de início do ano escolar), e pinturas das marcas rodoviárias. Os trabalhos poderão originar condicionamentos pontuais e vão ser executados com o acompanhamento das forças policiais para garantir a circulação alternada quando for necessário. Recorde-se que a empreitada foi consignada no dia 6 de fevereiro do ano passado à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A. Um investimento superior a 1,4M€ que inclui a criação de uma ciclovia de dois sentidos, a plantação de árvores em toda a extensão da estrada e a introdução de medidas que visam reduzir as velocidades de circulação, tornando esta rua mais segura, sustentável e amiga do ambiente.

A empreitada de requalificação da estrada de Eiras está em fase de conclusão, faltando apenas realizar trabalhos de pavimentação, que vão acontecer nas próximas duas semanas, e pinturas das marcas rodoviárias. Os trabalhos implicam a pavimentação integral do troço entre a rotunda de Coimbra B e o cruzamento para o Loreto e Monte Formoso (incluindo o cruzamento), a pavimentação integral do troço entre a rotunda do loteamento industrial de Eiras e a rotunda para o Ingote/Eiras (incluindo as duas rotundas) e reparações pontuais, sobretudo em passadeiras pedonais e encaixes com os arruamentos existentes.

 

Os trabalhos poderão originar condicionamentos pontuais e vão ser executados, por isso, com o acompanhamento das forças policiais, nomeadamente da Polícia de Segurança Pública, que irá garantir a circulação alternada quando for necessário. Posteriormente, vão ser realizados os trabalhos de pintura rodoviária, mas os condicionamentos serão reduzidos.

 

 

A empreitada de requalificação da estrada de Eiras visa, sobretudo, imprimir um carater mais urbano à via, assegurar a acessibilidade e segurança dos utilizadores e tornar este espaço urbano mais sustentável e amigo do ambiente, tendo sido acauteladas medidas que visam reduzir as velocidades de circulação, promover a mobilidade suave e aumentar a cobertura arbórea.

 

A intervenção inclui a criação de uma ciclovia de dois sentidos, no lado nascente da estrada de Eiras, com uma largura de 2,20m constante ao longo da totalidade do troço, que irá, posteriormente, ter ligação com a restante rede de ciclovias, quando for concretizada a integração urbana do Metrobus. A ciclovia é complementada com a plantação de uma alameda de árvores em toda a sua extensão.

 

A introdução da ciclovia obrigou, contudo, a ocupar espaços atualmente destinados ao parqueamento automóvel, levando à supressão de um número significativo de lugares. A prioridade passou, então, por manter os lugares existentes junto às habitações unifamiliares, em particular as existentes do lado poente da estrada de Eiras. Assim, entre a rotunda da estação e a rua Seabra de Albuquerque não haverá lugar a estacionamento ao longo da via, mantendo-se nos locais onde existe estacionamento dentro dos lotes. Já entre a rua Seabra de Albuquerque e a rotunda do Bairro de S. Miguel está definida uma zona de estacionamento do lado poente da via, servindo as habitações e os serviços existentes.

 

Os passeios foram alargados e maioritariamente pavimentados em pavê retangular cinza, assegurando assim um maior conforto à circulação pedonal. A exceção é no passeio existente junto à rotunda do Bairro de S. Miguel, onde foi mantida a calçadinha existente, e nos locais de remate com passeios existentes em calçadinha. Nos locais onde existe atravessamento de veículos, a base de assentamento do pavê foi reforçada. Nas passadeiras foi aplicado pavimento podotátil, assente em base rígida.

 

A estrada de Eiras tem um papel distribuidor na estrutura viária municipal, tendo como função garantir ligações adequadas entre a rede viária. A empreitada visa, pois, criar um compromisso entre a fluidez do tráfego e a qualidade de vida urbana, induzindo a uma circulação rodoviária a velocidades moderadas, mais compatíveis com o ambiente urbano e promotoras da melhoria de qualidade de vida. Esta intervenção serve, ainda, para melhorar a imagem do local, conferindo-lhe um caráter mais urbano, com benefícios para a comunidade, para o desenvolvimento de atividades comerciais e melhoria do espaço urbano. Ao nível ambiental, esta requalificação vai potenciar a utilização de modos suaves e de maior captação de CO2 com a plantação de árvores, diminuindo-se assim o efeito das ilhas de calor, contribuindo para a mitigação do efeito das alterações climáticas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×