22 Agosto 2024

Coimbra formaliza protocolo de geminação com a cidade ucraniana de Sumy

Coimbra formaliza protocolo de geminação com a cidade ucraniana de Sumy

Coimbra e Sumy (Ucrânia) são, a partir de hoje, dia 22 de agosto, cidades irmãs. A formalização do protocolo de geminação, relativo à promoção da cooperação amigável e dos intercâmbios entre os dois municípios, foi formalizado esta tarde no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. A cerimónia contou com a participação do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente da CM de Sumy, Oleksiy Drozdenko, da embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko, ambos online, do vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, bem como de Vasyl Danylovych Karpusha, reitor da Universidade de Sumy, igualmente online, e da representante da comunidade ucraniana em Coimbra, Olga Filipova.

O Município de Coimbra formalizou hoje, dia 22 de agosto, o protocolo de geminação com o Município de Sumy, na Ucrânia, uma proposta aprovada na reunião do Executivo de dia 21 de junho.  O presidente da CM de Coimbra começou por expressar, em nome da cidade, toda solidariedade para com o povo ucraniano e recordar que Coimbra esteve e está, incondicionalmente, ao lado da Ucrânia desde o início da invasão russa. José Manuel Silva lembrou que Coimbra se mobilizou rapidamente para fazer chegar bens essenciais ao povo ucraniano e para acolher solidariamente os refugiados ucranianos.

 

“Hoje não estamos apenas a formalizar o protocolo de geminação de Coimbra e Sumy. Estamos também a celebrar uma parceria que aprofunda o nosso compromisso de partilha de valores e de conhecimentos nas áreas da educação, da cultura, da inovação e do desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente da Câmara, saudando a Universidade de Coimbra e a Universidade Estatal de Sumy por terem assinado um acordo paralelo à geminação, que visa fomentar a colaboração académica, científica e cultural entre os dois municípios. “Esta parceria atesta o compromisso entre Coimbra e Sumy, que vai além dos laços institucionais e inclui uma colaboração académica e cultural significativa”, acrescentou.

 

“Ao acolhermos Sumy na nossa rede de cidades geminadas, reafirmamos o nosso compromisso com um futuro construído na cooperação, no respeito mútuo e no crescimento partilhado” adiantou, ainda, José Manuel Silva, agradecendo a todos os intervenientes no processo. “Coimbra e Sumy estão agora ligadas não apenas por acordos formais, mas também por uma visão partilhada de um futuro pacífico e próspero. Juntos, continuaremos a construir pontes de amizade e colaboração, demonstrando o poder das cidades para moldar um mundo melhor”, concluiu.

 

Sumy foi fundada em 1652, na margem do rio Psel, um afluente esquerdo do rio Dnieper, e conta com cerca de 264 mil habitantes. A cidade universitária é considerada uma referência nas áreas das humanidades e artes, ciências sociais, matemática e ciências naturais, ciências técnicas, biologia e saúde, integra uma região que tem sofrido sucessivos ataques desde o início da invasão russa.

 

Recorde-se que Coimbra tem, atualmente, uma densa e diversificada rede de 24 cidades geminadas de quatro continentes, o que revela a identidade da cidade, vinculada ao contexto europeu e internacional. Esta rede de cidades consolida a capacidade de atuação de Coimbra ao nível da cultura, promoção da língua portuguesa, música, património, inovação, empreendedorismo, desporto, ambiente e sustentabilidade, cooperação universitária, cooperação no âmbito dos bombeiros e proteção civil. A geminação com Sumy, na Ucrânia, possibilita um importante enriquecimento desta rede.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×