20 Agosto 2024

CM de Coimbra vai apoiar programação da associação Caminhos do Cinema Português com protocolo trienal no valor de 90 mil euros

CM de Coimbra vai apoiar programação da associação Caminhos do Cinema Português com protocolo trienal no valor de 90 mil euros

O Executivo municipal aprovou, na reunião de Câmara de dia 19 de agosto, uma proposta de comparticipação financeira de 90 mil euros (30 mil por ano) para a atividade da Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, no âmbito do Aviso de Aberta de Candidaturas de 2024 a 2026, para apoio à atividade permanente de entidades com gestão de equipamentos culturais municipais, neste caso a Casa do Cinema. A outra vertente deste contrato, o apoio à gestão da Casa do Cinema, está a ser trabalhada por uma equipa municipal multidisciplinar e, em breve, a proposta será apreciada em reunião de Câmara.

Em 2024, bem como em 2025 e 2026, a Caminhos do Cinema Português vai receber 30 mil euros para apoio ao desenvolvimento da atividade permanente, totalizando 90 mil euros.

 

Em maio de 2021, a Caminhos do Cinema Português, em conjunto com o Centro de Estudos Cinematográficos e o Fila K Cineclube, ocuparam o Estúdio 2 do Edifício Avenida, e abriram as portas à Casa do Cinema de Coimbra, com a missão de criar em Coimbra um ponto de encontro da cinefilia e dos seus promotores, contribuindo para a coesão na região na promoção da cultura cinematográfica.

 

Com este projeto procuraram não só a conciliação entre a oferta programática das associações residentes, mas também com os demais espaços de exibição da região, nomeadamente o Teatro Académico de Gil Vicente e o Auditório Salgado Zenha.

 

Dos projetos desenvolvidos, destaque na área da formação para “O Mundo na Escola”. É a primeira proposta de natureza interdisciplinar inclusiva que utiliza o cinema como ponto de partida para a literacia fílmica junto do publico infantojuvenil. O cinema assume, assim, um contributo importante para uma compreensão mais profunda do mundo que nos rodeia.

 

Referência, também, para o ciclo “Cinema Fora de Portas”, outro dos projetos que se destaca da atividade da associação e tem como objetivo levar o cinema a espaços públicos e fora das salas de cinema convencionais, promovendo assim a descentralização da oferta cultural e democratização do acesso à arte cinematográfica, democratizando o acesso à arte cinematográfica e proporcionando uma experiência única e enriquecedora para todos os públicos.  Esta iniciativa apresenta uma programação diversificada, que inclui desde longas-metragens recentes a clássicos do cinema, e que é pensada para diferentes públicos e idades.

 

Relativamente à proposta de protocolo de Apoio Financeiro Municipal para a Gestão da Casa do Cinema de Coimbra, esta está a ser trabalhada por uma equipa multidisciplinar, composta pelo Departamento de Cultura e Turismo, o Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais e a Divisão de Assuntos Jurídicos e Contencioso, com o objetivo de estabelecer as obrigações de ambas as partes no âmbito da gestão do equipamento cultural municipal, para, oportunamente, ir a Executivo.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×