Associados à exposição “Retrato rotativo: Mário Cesariny”, os dois novos kits didáticos do CACC são sobre expressão escrita e sobre 3D, com vários desafios de atividades de expressão plástica. As atividades têm um tempo de duração de 45 a 90 minutos e têm como público-alvo alunos do pré-escolar e ATL’s, bem como o público em geral, em grupos de seis a 20 pessoas. Os kits podem ser solicitados através de e-mail centroartecontemporânea@cm-coimbra.pt para elaboração em contexto familiar ou de ATL.
O CACC coloca à disposição, também, oficinas para o mesmo tipo de público, como por exemplo “Livro: a minha coleção”. Nesta oficina, o CACC convida os mais novos, em família ou com a turma, a conhecerem as obras da Coleção do Estado que estão no CACC e desafia os participantes a selecionarem seis obras. A proposta é juntá-las num livro acordeão, colocar duas capas e fazer uma coleção. A atividade pode demorar entre 60 e 120 minutos e destina-se a grupos de seis a 15 pessoas. A iniciativa requer inscrição através do telefone 239 828 052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.
A oficina “O guardador de valor” é outra das propostas dos CACC para agosto e o desafio passa por desenhar o património arquitetónico onde os núcleos do Museu Municipal e do CACC estão inseridos, tendo em atenção duas vertentes: os pormenores da arquitetura e/ou as formas geométricas dos edifícios. Os participantes têm de levar o material de desenho e sair para a rua para desenhar. É aconselhável o uso de boné e levar uma garrafa de água. Esta atividade pode durar entre 120 e 180 minutos e destina-se a grupos entre seis e 20 pessoas.
Da programação de agosto, também fazem parte a “Oficina de pincel e tinta” e a “Oficina da teoria ao texto”. A primeira gira em torno das técnicas e conceitos à volta do pincel e da grafia impressa no papel, tem uma duração de 90 a 120 minutos e é para grupos de seis a 12 pessoas. A segunda, com base em conversas e desenhos, vai guiar os participantes pela arte, contemporaneidade e quotidiano. Os participantes são convidados e levar uma imagem de uma obra, sobre a qual vai decorrer uma conversa. Para os mais pequeninos, a proposta passa por desenhar a obra. A duração da atividade pode variar entre 90 e 120 minutos e destina-se a grupos de seis a 20 pessoas.
De referir, ainda, que a 24 de agosto, às 15h00, está prevista a realização de uma visita acompanhada à exposição “Retrato rotativo: Mário Cesariny”, pelos curadores José Maçãs de Carvalho, do CACC, e Marlene Oliveira, da Fundação Cupertino de Miranda. Para participar, é necessária inscrição pelo telefone 239 828 052 ou e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. Neste dia, às 16h00, tem lugar, como habitual, a oficina de desenho assistido “Artsketchers”. A atividade é para maiores de 18 anos, o material é da responsabilidade dos participantes, a inscrição gratuita e as vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através do telefone 239 828 052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.