A CM de Coimbra, em parceria com a Pedalar Sem Idade Portugal e com o apoio do prémio Fidelidade Comunidade, trouxe para o concelho o movimento internacional Pedalar Sem Idade, permitindo, assim, que pessoas idosas ou com mobilidade reduzida possam novamente gozar de pequenos prazeres da vida, como um passeio de bicicleta, o contacto com a natureza ou momentos de convívio, combatendo, assim, a solidão não desejada e o isolamento social.
O protocolo de parceria, já aprovado em reunião de Câmara, foi celebrado hoje no Parque Verde do Mondego, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, da vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, do presidente da Pedalar Sem Idade Portugal, Rui Manuel Guedes de Quinhones, da diretora executiva da Pedalar Sem Idade Portugal, Margarida Guedes de Quinhones, entre outros.
O espaço escolhido para a instalação do projeto foi o Cubo do Parque Verde do Mondego, que está sob gestão da Ação Social da CM de Coimbra, espaço com um marcado potencial para divulgação e implementação do Capítulo de Coimbra da Pedalar Sem Idade Portugal.
A iniciativa pressupõe, ainda, a disponibilidade de voluntários para a realização dos referidos passeios. Nesse sentido, se gostaria de passear ou de ser voluntário neste combate à solidão não desejada, é possível inscrever-se através do telefone (+351) 936 733 797 ou do endereço eletrónico coimbra@pedalarsemidadeportugal.pt. O voluntário é treinado para pilotar o veículo. Quando estiver habilitado, já pode deslocar-se à residência do passageiro, à instituição ou ao local previamente combinado entre ambos, para passearem de trishaw pela cidade, visitarem um local que o passageiro queira conhecer ou um quiosque no jardim para beberem um café entre dois dedos de conversa. O trishaw tem três rodas e um sofá confortável que possibilita levar até duas pessoas, sendo ainda composto por uma capota e uma manta polar, resistente a temperaturas até -25 graus.
A vinda da Pedalar Sem Idade Portugal para Coimbra é uma proposta inovadora e sustentável que acrescenta benefícios relevantes para a integração das pessoas idosas, ou das pessoas com mobilidade reduzida, nas suas comunidades locais, possibilitando momentos de interação social, bem como a possibilidade de seniores e pessoas com mobilidade reduzida voltarem a sentir liberdade. Em Portugal, este movimento está presente desde 2018, através da associação sem fins lucrativos Pedalar Sem Idade Portugal, que é a responsável pela gestão do movimento no território nacional.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes