A empreitada vai dar resposta à falta de manutenção dos últimos anos, designadamente às anomalias detetadas, como falta de ventilação da cobertura, deficiente encaixe de telhas e telhas partidas que resultaram em infiltrações. Já, por questões de segurança, e porque a rede existente já não oferece garantias em termos de vedação por estar muito deteriorada, esta vai ser substituída por rede em painéis de rede electrosoldada.
Recorde-se que a EB de Ribeira de Frades, localizada na Rua Pedro Rodrigues dos Santos, é uma escola do tipo plano centenário, constituída por rés-do-chão e 1º andar, que incluí quatro salas de aulas do ensino básico com 84 alunos. Anexo ao edifício, funciona uma sala do pré-escolar com 25 crianças, instalações sanitárias, refeitório, copa e arrumos. No passado, esta escola foi alvo de uma intervenção de beneficiação exterior, que teve como principal objetivo melhoramentos nas fachadas, nos muros e limpeza da cobertura dos edifícios que, embora se encontrem em razoável estado de conservação, apresentavam alguma deterioração, consequência natural do envelhecimento e do uso/desgaste associado a este tipo de equipamentos.
A intervenção vai passar, agora, pela remoção de telha e ripa da cobertura, da rede elástica no perímetro da escola e respetivos portões, remoção e posterior reposição de painéis solares na cobertura, colocação de isolamento térmico e, ainda, reabilitação de pavimentos interiores das salas da Escola, pintura interior em paredes e tetos, bem como aplicação de rede na periferia da escola em painéis de malha electrossoldada e portões exteriores novos.
O projeto de arquitetura é da responsabilidade da Divisão de Edifícios e Equipamentos Escolares da autarquia, que também fiscaliza a obra, com a assistência técnica da Divisão de Projetos e Edifícios Municipais. Já a coordenação de segurança em obra será assegurada pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais.
Dada a previsão para conclusão da obra ocorrer no final do ano civil de 2024, os alunos que frequentam o Jardim de Infância de Ribeira de Frades vão, provisoriamente, para o Jardim de Infância de Casais, e as 4 turmas do 1º ciclo do ensino básico vão para a Escola Básica de Taveiro. Estas mudanças provisórias foram acauteladas e esclarecidas junto dos pais e dos encarregados de educação, juntamente com as equipas técnicas do Município e do Agrupamento de Escolas.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila