23 Julho 2024

Câmara apoia mais duas instituições sociais do concelho com 41 mil euros

Câmara apoia mais duas instituições sociais do concelho com 41 mil euros

O executivo municipal aprovou hoje, dia 22 de julho, a atribuição de um apoio financeiro à Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) e outro ao Centro de Bem Estar Social (CEBES) de Brasfemes, no valor global de 41.276.82 euros e no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS). O apoio atribuído à APPDA Coimbra vai servir para comparticipar a aquisição de equipamentos e as obras de conservação em algumas das suas instalações. Já o apoio atribuído ao Centro de Bem Estar Social de Brasfemes será para a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

A APPDA Coimbra é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sediada no Hospital Pediátrico de Coimbra, que tem como missão garantir respostas a pessoas portadoras de Perturbações do Desenvolvimento de Espectro Autista (PDEA) e autismo e às suas famílias, permitindo a sua autonomia e o exercício de uma cidadania plena. Importa referir que a APPDA Coimbra apoia a investigação no âmbito das PDEA, a promoção da formação quer dos cuidadores, quer das pessoas com PDEA, a sua integração escolar e social e a promoção da sua qualidade de vida, através do acesso a diagnóstico, intervenção precoce e acesso à educação e formação.

 

A APPDA Coimbra já disponibiliza várias respostas sociais, projetos e outras atividades, mas pretende prosseguir com esse trabalho e  adaptar cada vez mais as respostas às necessidades da população e, nesse sentido, solicitou o apoio da Câmara Municipal para a aquisição de equipamentos para o Centro de Formação e Integração Profissional e a execução de obras de adaptação e conservação das instalações do Centro de Formação e Integração Profissional, da Residência de Autonomização e Inclusão e do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. A Câmara Municipal analisou o pedido, no âmbito do RMAAAS, e vai atribuir um apoio financeiro global de 11.112,47 euros à instituição.

 

Outro dos pedidos de apoio que chegou à Câmara Municipal foi o do CEBES Brasfemes, uma IPSS que tem como objetivo proporcionar aos habitantes da freguesia um programa integrado de serviços de apoio, que vise satisfazer as suas necessidades, combater a solidão e o isolamento social, promovendo a sua atividade e melhorando a qualidade de vida dos habitantes desta freguesia. Atualmente, esta instituição usufrui de respostas sociais de Atividades de Tempos Livres, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

 

O CEBES Brasfemes é a única instituição de carater social sediada na área geográfica da freguesia de Brasfemes. Esta instituição foi progressivamente alargando o seu âmbito geográfico inicial de intervenção, indo ao encontro das necessidades sociais sentidas pelas comunidades residentes nas freguesias limítrofes à freguesia de Brasfemes, tendo assim alargado o seu âmbito geográfico de intervenção para fora da freguesia de origem. A instituição conta com 20 colaboradores, sendo atualmente o maior empregador freguesia de Brasfemes.

 

O CEBES Brasfemes pretende, agora, a ajuda da Câmara Municipal para alargar as suas respostas e aumentar os seus equipamentos de referência. O Centro pretende construir uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas que, segundo a instituição, terá um custo aproximado de 1.389.973 euros. O CEBES Brasfemes já conseguiu, contudo, obter um financiamento público, através do programa PARES 3ª geração, no valor de 1.111.715,20 euros e uma participação da Câmara Municipal de 65.832,80 euros. Como tal, o valor a considerar para a análise e cálculos no âmbito do RMAAAS foi de 212.425 euros, tendo o CEBES Brasfemes conseguido uma proposta de apoio por parte da autarquia de 30.164,35 euros para a construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×