A BrigInt celebrou o seu 18º aniversário no passado dia 1 de junho e, para assinalar mais um ano de vida, integrou uma visita à nova exposição “A presença militar em Coimbra”, instalada no Quartel de Santana, no programa de celebrações do seu 18º aniversário em Coimbra. O novo núcleo expositivo vai ser inaugurado no próximo mês de outubro.
A nova exposição, produzida pela BrigInt com o apoio da CM de Coimbra, surge de um protocolo assinado pelas duas entidades, que estipula um apoio municipal de 11 mil euros para criação do novo espaço. Na sequência deste acordo de colaboração, a Divisão de Museologia colaborou na definição dos conteúdos museográficos, nomeadamente na concretização de textos e na seleção de imagens para painéis dedicados à história do espaço urbano de Coimbra. “A presença militar em Coimbra” vai, ainda, ser complementada com a edição de um livro sobre o tema. O momento terminou com a fotografia de conjunto na frontaria das instalações da BrigInt.
Importa também referir que o presidente da Câmara, José Manuel Silva, recebeu ontem, dia 3 de junho, nos Paços do Concelho, o brigadeiro-general José Miguel Moreira Freire, recentemente promovido a novo comandante da BrigInt, substituindo no cargo o major-general Mendes Farinha.
José Miguel Moreira Freire nasceu em Aveiro, tem 52 anos, e ingressou na Academia Militar em 1986, onde frequentou a licenciatura em Ciências Militares – Cavalaria. Ao longo da sua carreira desempenhou diversas funções de comando e Estado-Maior, designadamente comandante de Esquadrão de Carros de Combate M60A3TTS, comandante do Esquadrão de Reconhecimento da Brigada Mecanizada e comandante do Grupo de Carros de Combate também da Brigada Mecanizada. É mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa e doutorando em História, Estudos de Segurança e Defesa no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.