As oficinas do Verão a 2 Tempos * Epicentro foram estruturadas para promover o diálogo entre práticas artísticas e criativas, estimular a compreensão dos processos de criação artística e sensibilizar para o papel da educação artística enquanto ação cívica promotora de um compromisso social. É também objetivo deste programa, que deseja trazer energia nova à Baixa de Coimbra, proporcionar uma oferta educativa multidisciplinar, criativa e diferenciada para o público infantil durante as férias de verão, enquanto promove uma relação afetiva com a Baixa, através da interação com espaços e agentes culturais e locais de comércio.
Cada oficina tem a duração de uma semana, com um programa dividido em dois momentos: as manhãs, com propostas coordenadas por artistas convidados, em articulação com o programa de residências artísticas de criação; e as tardes, com um programa de descoberta da cidade que inclui visitas guiadas a espaços culturais e patrimoniais na Baixa e Alta da cidade, bem como a locais de ofícios e comerciais na Baixa. Durante 11 semanas vai ser possível participar em oficinas de Teatro, Canto, Movimento, Criação Musical, Rádio, Hip-Hop, Instrumentos Artesanais e Desenho.
Todas as sextas-feiras, entre 17 de junho e 30 de agosto, será possível assistir a uma apresentação pública da oficina da semana. As oficinas terão lugar nos espaços de alguns dos coorganizadores, nomeadamente na Escola da Noite, Teatro da Cerca de São Bernardo, CAV – Centro de Artes Visuais e Jazz ao Centro Clube / Salão Brazil.
As oficinas pontuais vão ser anunciadas em breve.
As oficinas vão decorrer entre 17 de junho e 30 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, no horário das 9h00 às 17h30 (almoço incluído). A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória. As inscrições deverão ser feitas para o endereço eletrónico habaixacoimbra@gmail.com.
Oficinas de Verão a 2 Tempos * Epicentro
Semana 1 – 17 a 21 de junho | Rute Silva: Isto é outra história!
E se as palavras fossem brinquedos que podemos transformar, desmontar e encaixar de maneiras diferentes? Se servissem para experimentar, brincar e explorar possibilidades?
Nesta oficina, não começamos com uma folha em branco. Entramos no universo da escrita através de carimbos, jogos, livros enigmas, música e muito mais.
Vem escrever a tua história!
Semana 2 – 24 a 28 de junho | João Tarrafa: Eu, o outro e a personagem
O Teatro e a construção de uma personagem podem ser compreendidos como um exercício de reflexão sobre nós próprios através da observação dos outros, e um exercício de observação dos outros através da autorreflexão. É urgente incentivar esse autoconhecimento analógico a quem se está a formar como indivíduo num mundo cada vez mais digital. Com isto em mente, trabalharemos em conjunto na criação de personagens que nasçam a partir da noção de presente e futuro dos alunos e alunas, misturando jogo, imaginação, brincadeira, concentração e a atenção ao mundo que nos rodeia.
Semana 3 – 1 a 5 de julho | Iria Braga | Oficina de Canto para Crianças, a voz como experiência criativa
Oficina musical composta por quatro encontros semanais de 2 horas, que promove a imersão investigativa da expressividade da voz em consonância direta com o corpo, considerando a individualidade e trajetória de cada participante. A oficina é compreendida como um laboratório de vivências práticas e visa a descoberta das possibilidades sonoras e corporais para além dos padrões da música formal. Em cada aula é apresentada uma série de práticas vocais, exercícios corporais e jogos lúdicos com o objetivo de incentivar a expressão sonora de cada criança, tanto individualmente como coletivamente. A oficina é multidisciplinar e mistura fundamentos pertinentes das áreas de música, teatro e estudos do corpo.
Semana 4 – 8 a 12 de julho | Alex Lima: Brinquedos e brincadeiras
Dirigida ao público infantil, oferece aos participantes uma vivência em cantigas e brincadeiras divertidas. Uma prática de repertório de brincadeiras, danças, cantos, ritmos e confeção de brinquedos da cultura popular de vários lugares.
Semana 5 – 15 a 19 de julho | Santi Lesca & Rebecca Lång: O Movimento da Música
A ideia geral do workshop é explorar as interações entre a música e o movimento. Através da exploração de sons e ritmos, vozes e corpo, em formatos de jogos e improvisações guiadas. Rebecca Lång trabalhará a dança e o movimento e Santi Lesca orientará o trabalho sobre a música e a produção de instalações sonoras, mas sempre distribuindo estas atividades em relação umas com as outras. Os exercícios são construídos a partir dos conceitos essenciais da música e da dança. Complementarmente, utilizamos instalações sonoras interativas que, de uma forma divertida e criativa, ajudam a juntar os elementos da música e do movimento. Este tipo de trabalho pode ser uma abertura para a criação de novas ideias, algumas continuarão a viver na imaginação e outras poderão ser construídas no workshop. Na primeira hora de cada dia, o grupo será separado em dois grupos mais pequenos, de modo a poder mergulhar puramente nos sons ou no movimento. Na última hora do dia, voltamos a juntar os grupos para investigar o ponto de encontro da música e do movimento através de formas de interação entre si.
Semana 6 – 22 a 26 de julho | Blue House: 1,2,3, som… está a gravar!
A Blue House assume a curadoria de uma oficina multidisciplinar que acompanha todo o processo de criação de um álbum, que vai desde a escrita e composição de canções até à gravação do disco. Serão introduzidas questões complementares fundamentais, como as opções gráficas, a componente de fotografia e vídeo associado à necessidade de promoção do trabalho, e a apresentação deste ao público.
Semana 7 – 29 de julho a 2 de agosto | RUC: Pequenas Frequências: Rádio Baixinha
A Rádio Universidade de Coimbra propõe fornecer um workshop radiofónico a crianças interessadas em fazer rádio. Esta formação tem a duração de 5 dias e tem o objetivo de dar a conhecer os diferentes componentes de uma emissão de rádio dando oportunidade de explorar setores como: colocação de voz, escrita radiofónica, técnica de radiodifusão e realização de entrevista. A oficina tem também como finalidade a aproximação dos participantes ao entendimento do património e da cultura da baixa citadina.”
Semana 8 – 5 a 9 de agosto | Roda ao Centro: Cultura Hip Hop
Partindo da filosofia comunitária da Roda o Centro, esta oficina tem como objetivo oferecer às crianças um espaço para conhecer diferentes vertentes da cultura hip hop – dança, escrita, arte e beatbox – e assim apresentar a arte como forma especial de traduzir a vida.
Semana 9 – 12 a 16 de agosto | Rodrigo Silveira: Percuciclando
O projeto “Percuciclando” utiliza o ensino percussivo como auxiliar no desenvolvimento da fala, da motricidade fina e grossa, consciência corporal, raciocínio, disciplina, expressão dos sentimentos, criatividade e noções de ecologia. Para tal, serão realizadas atividades lúdicas, envolvendo o cancioneiro infantil, bem como a construção de instrumentos com materiais reciclados ou de fácil reutilização.
O trabalho da oficina divide-se em três fases: (1) construir um instrumento para cada participantes; (2) apresentá-los ao público e (3) tocar e criar canções. O trabalho será dinamizado em 5 encontros diários de 2h30, pelo músico e produtor cultural Rodrigo Silveira. Com experiência em atividades ligadas à cultura brasileira na região centro de Portugal, desenvolve imersões nos estudos da educação e musicalização através da percussão, sendo pós graduando em “Ensino Musical e Ensino da Arte” e “Educação Infantil e Educação Musical”.
Semana 10 – 19 a 23 de agosto | Filipe Fidalgo & Maria Nolasco : Som, cor e movimento – uma aventura pela criação
Um músico e compositor e uma designer aficionada pelas artes visuais entram numa sala. O que têm em comum? Um gosto especial pela junção destes campos. Nesta oficina, desafiam as crianças a criar uma animação e a sonorizar a mesma.
Uma aventura multidisciplinar em que os mais pequenos poderão entrar no mundo da criação coletiva, e em que os participantes são convidados a explorarem o seu lado mais criativo, dinâmico e imaginativo.
Semana 11 – 26 a 30 de agosto | Inês Moura: Com que linhas se cose esta cidade?
Partindo da ideia de conhecer algo particularmente bem, neste workshop vamos ouvir, observar, registar e traduzir a cidade em que vivemos. As linhas das formas que constroem a cidade serão interpretadas através de exercícios de desenho para posteriormente serem agrupadas em novas composições gráficas, padrões e outras reflexões visuais sobre o que nos rodeia. É com esses mesmos desenhos que em seguida iremos associar formas e cores e criar desenhos-esculturas para nos vestirmos da cidade.