“Concretizar-se-á agora um objetivo prioritário para o Município de Coimbra que envolveu os seus profissionais na conceção e aprovação do projeto e materializa-se um pedido reivindicado há muito pela comunidade educativa, alunos/as, professores/as, mães/ pais, assistentes operacionais e técnicos, pessoal não docente, e pela cidade, que assistia à progressiva degradação das instalações, que datam de 1972”. Foi assim que a vereadora Ana Cortez Vaz deu conta da aprovação do financiamento de 9,7 M€ para a requalificação e de beneficiação da Escola Básica Eugénio de Castro.
A análise da candidatura premiou com “mérito máximo a adequação às necessidades locais e adoção das melhores tecnologias e boas práticas, sobretudo no que concerne à eficiência energética e utilização sustentável de recursos naturais, cumprindo desta forma o princípio de ‘não prejudicar significativamente’, e contribuindo para a transição ecológica”, explicou a vereadora Ana Cortez Vaz.
Concebido num trabalho de cooperação entre a o Município de Coimbra, a Direção do Agrupamento, o seu corpo docente e os técnicos da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, o projeto vai dar resposta aos atuais graves problemas de conservação e vai responder aos desafios de inovação pedagógica, de modernização e de conforto dos edifícios, para além de mitigar as alterações climáticas, melhorando fortemente o conforto térmico, a eficiência energética e de recursos hídricos.
Além da reabilitação e da beneficiação das infraestruturas, vão ser ainda melhorados os espaços específicos para as disciplinas artísticas, laboratoriais e desportivas, vai ser também renovado o mobiliário escolar e atualizados todos os recursos pedagógicos digitais.
“A empreitada de reabilitação e de beneficiação da EB Eugénio de Castro vai permitir concretizar uma ambição de Coimbra e para Coimbra”, concluiu a vereadora, que acrescentou que a obra vai estar concluída em junho de 2026.
Importa ainda recordar que, na reunião de Câmara de 27 de maio, o Executivo municipal aprovou a proposta de abertura de um concurso público da empreitada de requalificação e de beneficiação da Escola Básica (EB) Eugénio de Castro, cujo preço base do procedimento é de 10,4 milhões de euros (M€), ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor, com um prazo para a empreitada de 540 dias.