O forró vai ser o rei da festa junina que decorre no próximo sábado, 8 de junho, no Piso 1 do Mercado Municipal D. Pedro V. A iniciativa decorre entre as 18h30 e as 02h00 e tem entrada gratuita. Música ao vivo, workshop de dança, quadrilha de forró, comidas típicas deste evento tradicional brasileiro e muita animação prometem uma festa para toda a família.
A festa começa logo às 18h30 com a presença de DJ Ripari, que volta a atuar às 21h00 e às 23h59. Às 19h30, tem início um workshop de dança e às 22h00 a quadrilha, ambas as iniciativas a cargo do grupo Forró Coimbra. A partir das 22h30, e até perto da 00h00, há música ao vivo com a Forró Oitenta Baixos. Durante todo o evento, vai ser possível viver um pouco da cultura brasileira também através de petiscos como paçoca, maçã do amor, milho assado e outros.
“Esta é uma oportunidade de afirmação da cultura e das tradições brasileiras que se insere na estratégia de dinamização do Mercado Municipal D. Pedro V”, sustentou Miguel Fonseca, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira no Mercado Municipal. “Estamos sempre abertos a iniciativas fora da caixa, que permitam captar novos públicos e posicionar o Mercado como um espaço diversificado”, reforçou o vereador, destacando a parceria existente com a Renasceia, concessionária dos espaços de restauração, e com a União das Freguesias de Coimbra.
Raphaela Gonçalves, da associação Peripécias Coloridas, responsável pela organização, referiu-se ao evento como “uma importante oportunidade de mostrar um pouco da riqueza cultural, da dança e da gastronomia do Brasil, trazendo movimento ao comércio do Mercado”. Falando de uma “festa para todas as idades”, a organizadora referiu que vai haver um espaço infantil e “momentos de grande união e alegria”.
Já João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra, e mentor da ideia, lembrou que “a festa junina começou por ser uma festa de portugueses no Brasil e por isso também tem muito das tradições portuguesas”, deixando o convite a todos para participarem neste evento e fazerem as suas compras no Mercado Municipal D. Pedro V.
Tiago Camilo, da Renasceia, concessionária do espaço de restauração do Mercado Municipal D. Pedro V, referiu que as festas temáticas brasileiras têm tido muito sucesso, garantindo que a festa junina será “um evento diferenciador”.
As festas juninas decorrem tradicionalmente no mês de junho, no Brasil, e envolvem comida típica, reuniões familiares descontraídas, músicas tradicionais e bandeirinhas a fazer lembrar os santos populares portugueses.
A festa junina do Mercado Municipal D. Pedro V é uma iniciativa da associação cultural e artística Peripécias Coloridas, e conta com o apoio do Município de Coimbra, da Renasceia e da União das Freguesias de Coimbra.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila