24 Junho 2024

Coimbra vai ser geminada com a cidade universitária ucraniana de Sumy

Coimbra vai ser geminada com a cidade universitária ucraniana de Sumy

A proposta de geminação de Coimbra com o Município de Sumy, na Ucrânia, foi aprovada na reunião do Executivo de dia 21 de junho. Sumy foi fundada em 1652, na margem do rio Psel, um afluente esquerdo do rio Dnieper, e conta com cerca de 264 mil habitantes. A cidade universitária é considerada uma referência nas áreas das humanidades e artes, ciências sociais, matemática e ciências naturais, ciências técnicas, biologia e saúde, integra uma região que tem sofrido sucessivos ataques desde o início da invasão russa.

A cidade ucraniana de Sumy manifestou interesse em aprofundar as relações com Coimbra quer do ponto de vista da cooperação com a Câmara Municipal quer com a Universidade. Assume-se como uma cidade de cultura, dispondo de vários equipamentos culturais dedicados à programação cultural e atividades artísticas, tais como teatros, museus, galerias, escolas de música, cinemas e centros associativos.

 

Destaca-se pelo seu património cultural, em particular o edifício denominado “Altanka”, um símbolo da cidade de Sumy, que significa “terraço aberto”, local onde se realizam eventos culturais e musicais, nacionais e internacionais. Referência, também, para as Catedrais da Cidade: Catedral de Sumy, Catedral da Trindade e Catedral da Ressurreição.

 

Sumy é, também, uma cidade do desporto, dispondo de um complexo desportivo multifuncional, construído de acordo com os requisitos da Associação Internacional das Federações de Atletismo e que conta com vários tipos de pistas de corrida em círculo e em reta, salto em altura, campos de ténis, andebol, futsal, voleibol, e hóquei em recinto fechado. Dispõe, ainda, de um estádio de futebol, em funcionamento desde 2001, que se tornou o primeiro estádio de futebol coberto na Ucrânia e que desde 2008 é o estádio do FC Sumy.

 

A cidade ucraniana desenvolve também uma atividade económica dedicada, principalmente, à indústria, construção, transporte e comunicação, transporte e serviços, tendo instaladas na cidade empresas e indústrias líder nestes setores.

 

Coimbra tem, atualmente, uma densa e diversificada rede de 22 cidades geminadas de quatro continentes, o que revela a identidade da cidade, vinculada ao contexto europeu e internacional. Esta rede de cidades consolida a capacidade de atuação da cidade ao nível da cultura, promoção da língua portuguesa, música, património, inovação, empreendedorismo, desporto, ambiente e sustentabilidade, cooperação universitária, cooperação no âmbito dos bombeiros e proteção civil.

 

O alargamento da rede de cidades geminadas com Coimbra à Ucrânia possibilita um importante enriquecimento desta rede, concretamente com a cidade de Sumy, o que permite a colaboração interinstitucional entre municípios e universidades, tal como se refere na informação municipal.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×