28 Junho 2024

Coimbra recebe hoje na Praça da República as fabulosas máquinas do Circuito das Beiras

Coimbra recebe hoje na Praça da República as fabulosas máquinas do Circuito das Beiras

Chegaram, hoje, dia 28 de junho, a Coimbra, à Praça da República, os participantes do Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop. A segunda edição da era moderna desta prova, imaginada por Tavares de Mello, em 1903, liga a Guarda a Coimbra, Coimbra a Castelo Branco e termina na Guarda, no domingo. A caravana é composta por cerca de 37 automóveis. Os modelos pré-guerra são, este ano, o dobro face a 2023 e há uma forte participação estrangeira. O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra vai participar na partida do desfile, às 19h00, na Praça da República.

A edição 2024 do Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop conta com uma lista de inscritos de luxo e forte participação estrangeira. A organização entendeu, este ano, convidar o Moto Clube da Guarda a participar e, assim, celebrar o 121.º aniversário da primeira corrida de “motocicletas”, que ligou a Guarda a Coimbra. Aos automóveis pré-guerra e pós-guerra juntam-se, desta forma, as motos na primeira etapa do Circuito das Beiras, entre Guarda e Coimbra.

 

Depois do sucesso da primeira edição, o evento organizado pelo Clube Escape Livre ganhou dimensão internacional, com uma lista de inscritos que mais que dobrou o número de carros pré-guerra e acolhe uma dezena de participantes estrangeiros. A caravana é composta por cerca de 37 automóveis.  Entre eles, destacamos os três Alvis de 1933 (entre eles o modelo trazido por João Romão de Sousa). Porém, o mais antigo modelo inscrito é o Peugeot Bebé de 1914 de Carlos Seruya com 110 anos de vida. Segue-se o Minerva de 1923 de Tiago Gouveia e o Morris Cowley de 1925 de Joana de Barros.

 

No total, serão 12 automóveis pré-guerra e 25 modelos pós-guerra. O contingente estrangeiro representa 30 por cento dos inscritos na edição 2024, oriundos do Reino Unido, quatro vindos de Espanha, um da Alemanha e um australiano. A década de 60 é a mais representada com dez automóveis, seguida da década de 30 com oito exemplares, sendo o automóvel mais novo um Mini 1000 de 1974, ou seja, com garbosos 50 anos de vida.

 

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