19 Junho 2024

Coimbra quer aumentar recolha anual de embalagens de vidro até 2030

Coimbra quer aumentar recolha anual de embalagens de vidro até 2030

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra quer passar a recolher 4.125 toneladas de vidro por ano em 2030. Atualmente são recolhidas, por ano, na cidade, cerca de 283 toneladas de vidro. Esta ambição da autarquia está espelhada no Plano de Ação para a Estratégia de Resíduos Urbanos de Coimbra e, para atingir esta meta, a Câmara Municipal viu apoiado, em cerca de 33 mil euros, o projeto “Coimbra Vale + Sustentabilidade”, destinado a aumentar em cerca de 10% a recolha seletiva de embalagens de vidro, pelo programa “Juntos a reciclar ++”, da Sociedade Ponto Verde (SPV). Esta ação complementa o processo de recolha de biorresíduos, lançado pela edilidade, e a recolha porta a porta iniciada em novembro do ano passado com o apoio da ERSUC na zona norte do concelho, alargada a todo o concelho. Este é mais um passo para o objetivo Coimbra Zero Resíduos.

Com este financiamento do programa “Juntos a reciclar ++”, dirigido ao financiamento de ações de comunicação, sensibilização e educação para Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU), a autarquia tenciona intensificar a recolha de embalagens de vidro porta a porta em bares, cafés, restaurantes e hotéis do centro histórico da cidade, de forma a sensibilizar e envolver os 100 empresários e colaboradores destes estabelecimentos comerciais do canal HORECA, no processo de reciclagem. Para cumprir esta meta, a autarquia precisa, pois, do apoio das empresas do canal HORECA.

 

“O projeto que visa intensificar a recolha de embalagens de vidro, porta a porta, junto de estabelecimentos de restauração e hotelaria do centro histórico da cidade, agora apoiado pela SPV, integra o nosso Plano de Ação da Estratégia de Gestão de Resíduos (2030). Damos, assim, mais um importante passo para o objetivo Coimbra Zero Resíduos, que orienta a intervenção de gestão de resíduos que temos em curso no concelho”, considera o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva.

 

O vereador do Ambiente, Carlos Matias Lopes, acrescenta que o projeto de recolha de vidro no canal HORECA, apoiado pela SPV, “permite melhorar o desempenho ambiental de Coimbra na recolha seletiva de vidro e consequentemente na reciclagem do próprio produto”.

 

Este programa de financiamento da SPV tem crescido significativamente nos últimos anos, graças ao seu sucesso e ao número de ações implementadas por meio deste investimento, que impulsionaram a criação de uma plataforma digital para candidaturas. Através desta ação, a SPV disponibiliza, no total, 500 mil euros para financiar os projetos inseridos no “Juntos a reciclar ++”.

 

“Este projeto com a Câmara Municipal de Coimbra, focado no canal HORECA, é mais um passo importantíssimo que damos: é um reforço do papel da SPV enquanto parceira da jornada de sustentabilidade de todos os agentes da cadeia de valor”, afirma, por sua vez, a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×