O projeto levado a cabo pelo CAJPII visa contribuir para a plena integração da comunidade imigrante do concelho, promover a igualdade de oportunidades a nível socioeconómico e no acesso ao mercado de trabalho, prestar apoio e acompanhamento psicossocial, proporcionar apoio aos imigrantes que se encontrem numa situação socioeconómica desfavorável, articular com as entidades públicas e privadas que poderão vir a dar respostas mais sustentadas, referenciar e encaminhar situações socioeconómicas vulneráveis para os devidos serviços, prestar informações sobre o acesso a prestações sociais, promover a diversidade e a interculturalidade, bem como combater todas as formas de discriminação racial e promover a interação com a população nacional.
Para cumprir com esses objetivos, o CAJPII possui parcerias formais com várias organizações e instituições, designadamente com a Organização Internacional das Migrações, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Centro Distrital de Coimbra do Instituto se Segurança Social I.P., a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, a Cáritas Diocesana de Coimbra, a Rede Social de Coimbra, o Centro de Respostas Integradas de Psiquiatria do Sobral Cid, o Banco Alimentar Contra a Fome, o Instituto Universitário Justiça e Paz, a Associação de Defesa e Apoio à Vida, o Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra.
Possui, ainda, parcerias informais com várias farmácias e estabelecimentos comerciais do concelho de Coimbra.
O CAJPII integra, ainda, estruturas locais de parceria, salientando-se a sua participação no Conselho Local de Ação Social de Coimbra, na Comissão Social de Freguesia de Santo António dos Olivais, enquanto membro do núcleo executivo e nos Grupos de Trabalho “Pessoas Idosas” e “Migrantes” da Rede Social de Coimbra.
O CAJPII solicitou, assim, o apoio da CM de Coimbra, para conseguir dar continuidade ao projeto. A instituição argumenta que, “face ao aumento exponencial dos fluxos migratórios, principalmente de origem de países de língua oficial portuguesa”, necessita de “apoio para a concretização do mesmo durante o ano de 2024.”. O CAJPP adianta, ainda, que a execução do projeto, com duração de 12 meses, tem um custo estimado de 55.079€ e está prevista a prestação deste apoio a cerca de 80 famílias diagnosticadas com carências a vários níveis. Com esta resposta, pretende-se conseguir integrar estas famílias, sem recursos financeiros, na sociedade e, assim, consagrar este projeto como uma boa prática no acolhimento da população imigrante no concelho de Coimbra. A CM de Coimbra vai apoiar o CAJPII com 22.0306€, ao abrigo do RMAAAS.
O CAJPII conta, também, com outros projetos na área social e disponibiliza uma variedade de respostas, serviços e atividades dirigidos aos agregados familiares mais carenciados, sendo uma instituição de apoio social de referência, cada vez mais procurado pela população residente na área geográfica de Coimbra.