28 Junho 2024

Campeonatos de Portugal ao Ar Livre começam amanhã em Coimbra a pensar em Paris 2024

Campeonatos de Portugal ao Ar Livre começam amanhã em Coimbra a pensar em Paris 2024

Começam, amanhã, em Coimbra, os Campeonatos de Portugal ao Ar Livre, organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. A competição, que termina no domingo, decorre no Estádio Municipal e no Centro de Formação de Lançadores de Sobral de Ceira. É a última prova para a obtenção de marcas de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 e conta com a participação dos melhores atletas a nível nacional, entre os quais Samuel Barata e Mariana Machado.

É, também, a oportunidade para assistir ao desempenho de atletas já qualificados para Paris 2024, como é o caso: das lançadoras do disco, Liliana Cá (seis vezes campeã de Portugal, sempre no disco) e Irina Rodrigues (11 títulos, um no peso, 10 no disco), respetivamente, medalha de bronze e quarta classificada nos recentes Europeus de Roma; da saltadora Agate Sousa, também ela medalhada nos Europeus de Roma (bronze no salto em comprimento), a barreirista Fatoumata Diallo (um título), finalista europeia nos 400 metros barreiras (com recorde de Portugal); do quatrocentista João Coelho (um título); do meio-fundista Isaac Nader (cinco títulos, um em 800 metros e quatro em 1500 metros); e ainda do saltador com vara Pedro Buaró (dois títulos).

 

Há, ainda, atletas com hipóteses de cimentar a posição nos rankings mundiais de forma a assegurarem a sua qualificação para Paris 2024. Assim, nos femininos, teremos Lorene Bazolo na velocidade (ela tem 15 títulos nacionais, em 100, 200 e 4×100 metros), Cátia Azevedo nos 400 metros (soma já nove vezes como campeã de Portugal), Salomé Afonso  com oito títulos, cinco em 800 m e três em 1500 m, Jessica Inchude e Eliana Bandeira no peso, e Vitória Oliveira com quatro títulos na marcha. Nos masculinos, Tiago Luís Pereira (cinco títulos no triplo-salto), Francisco Belo (três títulos, um no peso, dois no disco) e Tsanko Arnaudov (oito títulos no peso).

 

Constam, também, nas inscrições, o marchador João Vieira, o mais titulado dos atletas portugueses (43 ao ar livre), Gerson Baldé (que tem quatro títulos, três no salto em altura, um em comprimento), Etson Barros (três títulos nos 3000 metros obstáculos). Uma vez que as provas combinadas se desenrolam nestes campeonatos, será interessante acompanhar a prova de Edgar Campré, o segundo português a passar os 8000 pontos no decatlo, prova em que chegou à medalha de bronze nos Campeonatos Universitários dos Estados Unidos.

 

Quanto às provas femininas, Vera Barbosa (11 títulos, um em 400 planos, 10 com barreiras) está prevista nos 400 metros barreiras, Anabela Neto (10 títulos consecutivos no salto em altura), Evelise Veiga (sete títulos no comprimento) e Cláudia Ferreira (seis títulos consecutivos no lançamento do dardo), são as atletas a acompanhar.

 

A prova é, também, um momento muito importante de apuramento para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, já que Portugal viu aumentar para seis o número de vagas para competir na capital francesa. Atletas como Miguel Monteiro (peso), Carolina Duarte (400 metros) ou Lenine Cunha (saltos) terão, aqui, uma oportunidade de ouro para se candidatarem a uma dessas vagas.

 

Para além do streaming na própria página de Youtube, a FPA estabeleceu uma parceria com A Bola TV para a transmissão dos campeonatos, a partir das 16h30 de sábado e das 16h40 de domingo. A Bola TV está em três operadoras de TV em Portugal: na Meo (posição 34), na Vodafone (posição 31) e na Nowo (posição 60).

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×