24 Junho 2024

Câmara cede espaço ao Centro de Bem Estar Social de Brasfemes para criação de creche

Câmara cede espaço ao Centro de Bem Estar Social de Brasfemes para criação de creche

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinou, no passado dia 19 de junho, a escritura de cedência da fração B do edifício municipal da Rua do Tapado (Brasfemes) ao Centro de Bem Estar Social de Brasfemes. Aquele espaço vai servir para o Centro de Bem Estar Social de Brasfemes criar uma creche para crianças até aos três anos de idade, uma vez que Brasfemes não dispõe desta valência. A necessidade prende-se com o facto de existirem 62 crianças com menos de três anos na freguesia.

A autarquia formalizou, assim, a escritura de cedência da fração B do edifício municipal da Rua do Tapado ao Centro de Bem Estar Social de Brasfemes, para que esta instituição possa avançar com a construção da creche. Importa referir que, para a concretização deste projeto, o Centro de Bem Estar Social pretende recorrer a Fundos Comunitários e, para a sua elegibilidade, era necessário que esta instituição fosse detentora do direito de superfície da fração B, para lhes permitir afetar as infraestruturas e os equipamentos no financiamento, no âmbito da Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência.

 

Recorde-se, ainda, CM de Coimbra assinou, no passado dia 23 de janeiro, o protocolo de cedência do direito de superfície das três frações do edifício municipal da Rua do Tapado à Junta de Freguesia, ao Centro de Recreio e Animação Cultural de Brasfemes e ao Centro de Bem Estar Social de Brasfemes. No edifício municipal, funciona a sede da Junta de Freguesia (fração A) e o Centro de Recreio e Animação Cultural de Brasfemes (fração C), faltando dar uso à fração B, que acolhia anteriormente a Extensão do Centro de Saúde de Brasfemes. Neste espaço, o Centro de Bem Estar Social de Brasfemes vai, então, instalar uma creche para crianças até três anos idade, proposta que já mereceu parecer favorável da Câmara Municipal. “Analisado a pertinência social do projeto, considera-se totalmente conveniente e necessária a criação de uma resposta de creche na freguesia”, lê-se no parecer da Divisão de Ação Social da autarquia.

 

Todas as cedências incluídas neste protocolo são gratuitas, por um prazo de 20 anos, e foram aprovadas pelo executivo municipal a 18 de dezembro de 2023 – no caso da fração A e B – e a 8 de janeiro deste ano – no caso da fração C.

 

No caso da fração A, onde funciona a Junta de Freguesia, a cedência de direito de superfície vai, também, permitir a esta autarquia candidatar-se a fundos comunitários e, no seu entender, “legitimar a ocupação da fração pela Freguesia e que a Junta de Freguesia possa cuidar, manter e concorrer a apoios comunitários de modo a dotar a fração de melhores condições”. 

 

Por último, na fração C, composta por cave e recinto desportivo, onde o Centro de Recreio e Animação Cultural de Brasfemes desenvolve ações de carácter cultural e recreativa, com destaque para a atividade do Grupo de Teatro Amador, trata-se de revalidar a cedência que remonta a 1994, ano em que foi inaugurado o edifício, a 5 de outubro de 1994.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×