O programa do Verão a 2 Tempos * Epicentro arranca já amanhã, dia 1 de junho, para, durante mais de três meses, invadir a zona central da cidade com a presença de mais de 100 artistas. A programação começa, às 10h00, no Teatro da Cerca de São Bernardo, com a atuação de Nina-Nana e Segue-me à Capela; e às 11h00, no CAV, é a vez da Banda Rumtátá (Companhia Marimbondo), ambas no âmbito do Ciclo Sismos. Durante o período da tarde, pelas 17h00, as Escadas de São Tiago acolhem o DJ set Filhos da Madrugada e, às 21h00, no CAV há novo DJ set com Ascenscia, seguindo-se, às 22h00, no mesmo local, a apresentação pública da residência artística entre Ângela Bismarck e PDMS. A noite termina com o concerto de Phaser, às 23h00, também no CAV.
O Verão a 2 Tempos * Epicentro aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, através de concertos, DJ Set, sessões de cinema, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa, que junta o programa municipal Verão a 2 Tempos com o Festival Epicentro, distribuídos por várias artérias da Baixa de Coimbra.
Numa ampla coorganização de entidades culturais, sociais e políticas, sediadas na Baixa de Coimbra, Verão a 2 Tempos * Epicentro conta com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), da Associação Cultural Quebra Costas, da Escola da Noite, da Encontros de Fotografia, da Associação Há Baixa, do Jazz ao Centro Clube e da União de Freguesias de Coimbra.
Com mais de três centenas de propostas artísticas, dos quais 25 são residências artísticas, que enformam a oferta cultural interdisciplinar nos meses de Verão e numa perspetiva de estreito diálogo e articulação com os agentes culturais sediados na cidade e na região de Coimbra, este programa promove a articulação entre as mais diversas entidades, amplia a oferta cultural de Coimbra, incentiva a criação artística, promove a criação de públicos e provoca pensamento sobre as dinâmicas sociais e culturais da baixa da cidade.
Todos os espetáculos são de entrada gratuita. Esta iniciativa organiza-se através dos seguintes ciclos programáticos: Sismos, Réplicas, Ciclo a 2 Tempos, Palco Epicentro, Festas Oficinas Epicentro, Acolhimento em outras Programações, Conversas na Baixa e Programação Convergente (que se estende até dia 28 de setembro).
O programa tem um especial enfoque em residências artísticas, ou seja, no incentivo à criação artística no qual se desafia artistas locais e nacionais a trabalharem em conjunto, na Baixa, para apresentarem novas criações. Essas criações podem associar-se aos demais ciclos desta iniciativa ou com outras programações do Município, conferindo um fator de originalidade ao objeto artístico e, consequentemente, a todo o programa.
Toda a programação está disponível em https://v2t-epicentro.com/programacao/