O Executivo aprovou, na reunião de 13 de maio, a isenção de pagamento de taxas de utilização do Pavilhão Mário Mexia, de 24 a 29 de maio, no valor de 3.899 euros, para a realização da Taça da Europa de Cadetes e o estágio internacional que se segue à prova, além de apoio financeiro de 10 mil euros para o pagamento de despesas inerentes à competição, em particular as obrigações contratuais da Federação Portuguesa de Judo perante a União Europeia de Judo.
A prova integra o circuito Europeu e Mundial da modalidade, o Cadete World Tour da Federação Internacional de Judo, contabilizando pontos para o Ranking Mundial de Cadetes e do EJU Cadet TOUR da União Europeia de Judo. Destina-se a atletas masculinos e femininos do escalão de Cadetes (15-17 anos).
No ano passado, contou com a participação de cerca de 491 atletas, provenientes de 26 países. “Somando todo o staff das comitivas e espectadores – refere-se na informação dos serviços – é esperada a presença de mais de um milhar de pessoas durante os dias do evento, que serão um forte dinamizador da economia local, quer ao nível da restauração e serviços, quer de toda a hotelaria da região que vai albergar estas comitivas internacionais.”
Vão estar presentes os melhores atletas nacionais e internacionais da modalidade. O nível dos técnicos responsáveis, o prestígio dos treinadores e atletas presentes, a qualidade das instalações, o número de participantes, o ambiente de saudável convívio desportivo e a experiência adquirida, vão dar a Coimbra o título de Capital do Judo Mundial, durante os dias da competição.
Toda a prova será transmitida na Judo TV.com (com um canal comentado por tatami). Haverá um magazine de 25 minutos a ser transmitido na RT2 e RTP Play. O sorteio (sexta-feira) será transmitido via streaming.