22 Maio 2024

Requalificação das escadas da Urbanização Quinta das Lágrimas consignada por mais de 43 mil euros

Requalificação das escadas da Urbanização Quinta das Lágrimas consignada por mais de 43 mil euros

A obra de requalificação das escadas na Urbanização Quinta das Lágrimas foi consignada hoje, dia 22 de maio, à empresa José Maria Meneses Relvão & Filhos, Lda, pelo valor de 43.453,09 euros e com um prazo de execução de 75 dias. A escadas situam-se em espaço público, entre os lotes 5 e 6 da Urbanização Quinta das Lágrimas, e apresentam graves problemas de infiltrações de águas pluviais. A consignação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora do Espaço Público, Ana Bastos, e do representante da firma adjudicatária, bem como dos serviços municipais envolvidos.

A ficha técnica da obra dá nota de que “a inexistência de órgãos de drenagem no topo da escada é uma das principais razões” para os graves problemas de infiltração assinalados. As infiltrações originaram de diversas patologias graves ao nível da estrutura das escadas, que provocaram o destacamento de pedaços de betão nas vigas resistentes, ficando a armadura desprotegida e suscetível ao processo de carbonatação. A laje de teto e paredes, por baixo da referida escada, também apresentam sinais de saturação devido à água que se vai infiltrando. Para além da identificação destes problemas, que carecem de intervenção urgente, é referido, também, que são necessárias outras intervenções de manutenção, tanto ao nível de juntas nos degraus das escadas, como de pinturas no geral.

 

A proposta de intervenção passa, então, “pela recolha das águas pluviais superficiais e encaminhamento para os órgãos de drenagem existentes, bem como pela implantação de um dreno mais profundo que consiga assegurar que o problema de infiltração fique resolvido”. O dreno deverá ficar localizado a uma profundidade de 1,20m, de modo que o escoamento das águas captadas seja feito de forma gravítica, inicialmente até uma caixa mais próxima situada na calçada e depois conduzida até uma caixa já existente no arruamento.

 

As grelhas de recolha das águas superficiais terão, igualmente, uma ligação inicial à caixa de visita mais próxima e a calçada vai ser levantada e recolocada, por forma a corrigir a falta de pendentes no encaminhamento da água para os órgãos de drenagem. Quanto às estruturas danificadas, está prevista a remoção do betão degradado, reforço das armaduras com novos varões, aplicação de agente de colagem e revestimento anticorrosivo para armaduras, argamassa monocomponente reforçada, aplicação de microbetão de enchimento e, por fim, pintadas de cor igual à existente.

 

Relativamente às restantes intervenções, será necessário o refechamento de juntas existentes nas escadas, reparação de zonas com reboco danificado, pintura do gradeamento metálico e pitura de alvenarias em geral de cor igual à existente. A intervenção vai demorar 75 dias.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×