Coimbra vai ser a cidade anfitriã da cerimónia de entrega dos Prémios FORMA em 2025. O anúncio foi feito no final da sessão de atribuição dos prémios relativos a 2023, no sábado, dia 18 de maio, em Serralves, no Porto. “O que pretendemos na próxima edição é abrir, é fazer chegar a arquitetura à sociedade civil. Estamos desde já a prepará-la e vai ser em Coimbra”, anunciou Hugo Ferraz, da plataforma de arquitetura IF – Ideas Forward, promotora da iniciativa.
“Será uma grande honra acolher em Coimbra esta cerimónia em 2025, que constituirá seguramente a melhor edição de todas já realizadas”, afirmou Miguel Fonseca, que esteve na cerimónia em representação da Câmara Municipal de Coimbra, acrescentando que “nos dias 17 e 18 de maio do próximo ano, o Convento São Francisco estará de braços abertos para receber esta sessão que distingue projetos inovadores e desafiantes para as cidades portuguesas”.
Os Prémios FORMA têm como objetivo distinguir e promover o trabalho dos arquitetos que contribuam para a criação e inovação na construção, para a qualidade na arquitetura e a valorização da paisagem, e consequentemente, para a qualidade de vida dos cidadãos. Destinam-se a premiar obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal que se distingam pela sua qualidade e singularidade e são atribuídos em seis categorias diferentes, uma das quais destinada a jovens arquitetos até 40 anos.
As duas primeiras edições dos FORMA decorreram em Lisboa e no Porto, respetivamente, estando previsto que em Coimbra, além da cerimónia, decorra um conjunto de conversas sobre arquitetura, com diversos convidados, em articulação com o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra entre outros parceiros.
A apresentação pública da sessão em Coimbra, assim como o programa detalhado e iniciativas previstas, irá ser realizada oportunamente pela organização dos Prémios FORMA.