A atual proposta de Unidade de Execução surge na sequência do Estudo Urbanístico da Solum Sul, aprovado pelo Executivo municipal a 16 de novembro, e que agora pretende desenvolver, em pormenor, as operações urbanísticas a realizar, e toda a organização do espaço público correspondente.
Trata-se da zona a nascente e a poente da estação da Casa Branca do Metro Mondego, onde se pretende densificar a habitação e promover outras atividades como comércio e serviços, dando vivência ao espaço, e consequente qualidade de vida.
A Unidade de Execução será constituída por cinco lotes, onde predomina a habitação (cerca de 12.000m2) com 118 fogos, mas também comtempla áreas para comércio, serviços e restauração (cerca de 3.000m2).
Segundo a informação municipal, o sistema de execução adotado é por cooperação, o que permite um correto tratamento de todas as infraestruturas e de todo o espaço público envolvente, criando, assim, harmonia e coerência, numa zona urbana em desenvolvimento.
Depois de aprovado em reunião de Câmara, o processo segue para um período de discussão pública de 20 dias, onde todos os interessados poderão pronunciar-se acerca da solução proposta.