Com uma atividade ininterrupta, com resultados quantitativos e qualitativos que demonstram uma evolução favorável da sua presença na cena cinematográfica de Coimbra, a Casa do Cinema tem apresentado uma programação desenhada conjuntamente pela Associação Caminhos do Cinema Português, Fila K Cineclube e Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra. Ao longo destes três anos a Casa do Cinema de Coimbra recebeu mais de 50 mil espectadores.
Pese embora a crescente recetividade que tem tido no panorama cultural conimbricense, o espaço carece, contudo, de uma intervenção de requalificação designadamente, ao nível da acessibilidade, segurança, isolamento acústico e conforto térmico das salas de exibição.
Nesse sentido, para dotar a sala de cinema do rés-do-chão do edifício Avenida com condições que satisfaçam a estratégia municipal para a cultura, e de forma articulada com os gestores do espaço, o Município vai investir cerca de 520 mil euros na requalificação do edifício, que deverá decorrer ainda durante este ano, a partir de novembro, logo após o Festival Caminhos do Cinema Português.
A intervenção vai contemplar a modernização das funcionalidades da sala do rés-do-chão; a adaptação da instalação a pessoas de mobilidade condicionada e o aumento do conforto físico e visual; a substituição integral do revestimento das paredes da sala e instalação de portas corta-fogo, possibilitando um melhor isolamento acústico a instalação de uma central de incêndios devidamente certificada e dedicada ao espaço; a remodelação da zona da bilheteira; a criação de um bengaleiro e ainda a instalação de sistemas certificados de ar condicionado e de ventilação. Relativamente aos procedimentos para estas intervenções, pode referir-se que os trabalhos das especialidades, que serão articulados com o projeto de arquitetura, estão em fase de desenvolvimento e de revisão. Relativamente ao projeto da acústica, será adjudicado brevemente.
No que concerne à sala situada no 7º piso do edifício Avenida, a autarquia está a aguardar oportunidades de financiamento, tendo em conta que a remodelação carece de investimentos avultados, designadamente para controlo de problemas de infiltrações, revestimentos superficiais, instalações técnicas, instalação de equipamento e de mobiliário.
O projeto do futuro da Casa do Cinema de Coimbra foi abordado, ontem, ao final da tarde, por ocasião de mais um momento que marcou a celebração do 3º aniversário do espaço que foi adquirido pelo Município, em maio de 2022, e que juntou o diretor do Festival Caminhos do Cinema Português, Tiago Santos, ao presidente da CM de Coimbra. José Manuel Silva aproveitou o momento para felicitar “o trabalho incansável” feito pelas associações gestoras da Casa do Cinema e sublinhou o caminho que tem sido seguido pela Casa do Cinema para tornar Coimbra um local de referência para a sétima arte.
Importa ainda recordar que a intervenção de reabilitação e de modernização da Casa do Cinema já avançou em janeiro deste ano, depois de o Município ter adjudicado à empresa “Celiumproj” o projeto de remodelação e de licenciamento de instalações elétricas e técnicas para as salas onde são exibidos os filmes, num investimento de 13.800€.
A programação das atividades está atualizada em www.caminhos.info/agenda, bem como nas redes sociais da Casa do Cinema de Coimbra.