Aconteceu hoje, na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco, a segunda edição da Feira de Emprego do Centro. A iniciativa revelou-se um sucesso, ao juntar 50 empresas que procuram trabalhadores no Turismo, 300 estudantes e cerca de 1200 candidatos a empregos no setor. Os candidatos são estudantes de instituições de ensino superior e profissional das áreas de turismo, assim como desempregados identificados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e também profissionais de outras áreas que estejam interessados em novas oportunidades.
A segunda edição da iniciativa, coorganizada pela Turismo Centro de Portugal, aconteceu na sequência do enorme sucesso da primeira edição, em 2023, e teve o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. A sessão de abertura da Feira contou com a presença de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo do Centro de Portugal e Alberto Costa, delegado regional do Centro do IEFP, além de António Marto, do Fórum Turismo, responsável pela organização deste encontro.
“Este evento é de grande importância para Coimbra e não tenho dúvidas de que será mais uma vez um grande sucesso, neste espaço privilegiado que é o Convento São Francisco”, afirmou, na sua intervenção, o vereador Miguel Fonseca. “Que seja uma bolsa muito profícua e que daqui saia um futuro mais radioso para Coimbra e para o país”, acrescentou.
Já Carlos Abade recordou que “o setor do turismo tem um peso significativo na economia nacional e no emprego, registando crescimentos sucessivos ao longo dos anos”. “Quem procura emprego no Turismo pode ter a certeza de que é um setor em crescimento e em transformação, cada vez mais exigente, responsável e sustentável. O crescimento da média dos salários no setor do Turismo tem sido o dobro do crescimento médio dos salários na economia nacional. Estamos no caminho certo”, concluiu o presidente do Turismo de Portugal.
Antes, Adriana Rodrigues tinha elogiado o evento, por responder a um dos problemas centrais para as empresas de turismo: a falta de trabalhadores. Já Alberto Costa enalteceu a importância do trabalho feito pelo Fórum Turismo na Bolsa de Empregabilidade, enquanto António Marto realçou o facto de as Bolsas de Empregabilidade, que organiza desde 2016, serem uma aposta no futuro. “Estamos aqui a construir o futuro. O futuro dos candidatos, o futuro das empresas e o futuro do setor do turismo”, destacou.
Durante a iniciativa, tiveram também lugar dois workshops intitulados “Do Convento para o Bar”, por parte da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e ainda um workshop da Master D, com o tema “A importância da formação no mundo do Turismo”.
A Feira de Emprego do Centro é organizada pela Bolsa de Empregabilidade, hub de contratação em Turismo, juntando cerca de 50 empresas de hotelaria, restauração, recursos humanos, animação turística e similares, com o objetivo de reunir quem procura trabalho na área do turismo e quem procura identificar talentos neste setor.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila
Turismo Centro de Portugal