O festival é, segundo a informação dos serviços, já um dos eventos-âncora no calendário de animação turística da cidade, tendo-se já consolidado como uma referência, enquanto espaço de conhecimento, de práticas culturais alternativas responsáveis e ecologicamente equilibradas, que dignificam o património cervejeiro de Coimbra.
Dedicado à cerveja artesanal, o festival vai decorrer na margem esquerda do Parque Verde do Mondego (zona envolvente do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra), entre os dias 13 e 15 de setembro, e proporciona a possibilidade de experimentar uma ampla variedade de cervejas artesanais, contando com a participação de mais de 30 cervejeiros, estando prevista a presença de mais de 150 referências de cervejas artesanais nacionais e internacionais.
Paralelamente, e à semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores, o programa do festival incluirá palestras, debates, street food e música ao vivo, proporcionando aos visitantes muita animação.
Dado o interesse municipal deste evento, segundo a proposta a CM de Coimbra vai assumir a contratação de artistas e a produção técnica até ao valor de 30 mil euros, para além de apoios logísticos, designadamente o reforço da limpeza do espaço, e o patrulhamento e o controlo de estacionamento abusivo na área. O Executivo municipal vai também pronunciar-se sobre a isenção do pagamento de taxas.