O objetivo é a conquista de títulos nacionais, além da obtenção de marcas de acesso a Europeus e Jogos Olímpicos. Sporting, com 43 nadadores, Benfica, com 36, Sport Algés e Dafundo, com 33, FC Porto, com 31, Clube Naval do Funchal, com 26, SC Braga, com 26, Clube dos Galitos/Bresimar, com 24, Fluvial Vilacondense, com 19, Clube Náutico Académico de Coimbra, com 19, Leixões Sport Clube, com 17, Fluvial Portuense, com 16, Estarreja/PROZINCO, com 15, e Portinado, com 15 também, são os clubes com mais nadadores inscritos.
A competição contará, também, com nadadores estrangeiros. Destaque para a participação de dois nadadores em representação de Argentina, 16 em representação de Espanha e um de Itália, seleções que se apresentam em Coimbra a pensar em marcas de acesso para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Nas provas individuais, as classificações Juvenil (Juvenis A e Juvenis B) e Júnior serão definidas nas eliminatórias. Nas provas individuais, as classificações Open e Absoluta serão definida nas finais. Ainda relativamente às provas individuais, haverá uma classificação separada por prova e escalão etário e serão concedidos prémios aos três primeiros classificados de cada prova, escalão e sexo.
Os nadadores serão agrupados por séries, segundo os tempos de inscrição. Caso haja mais do que um nadador/clube com o mesmo tempo de inscrição, a atribuição de pistas será realizada aleatoriamente pelo programa de provas.