A exposição “O discurso de ódio não é argumento” #Daravoltaaotexto#EAPN vai estar patente até ao próximo dia 15 de abril, data em que se comemora a Semana da Interculturalidade. Esta exposição é da autoria da EAPN | Rede Europeia Anti Pobreza e pretende aumentar o impacto no público pela sua forma colorida, direta e humorada.
A crescente presença de discentes imigrantes nas escolas do concelho, e de todo o paÃs, reflete a diversidade cultural e étnica que caracteriza a sociedade contemporânea. No entanto, esse fenómeno também levanta desafios associados ao racismo e à xenofobia, problemas que necessitam de atenção e de ação efetiva para promover uma comunidade escolar inclusiva e acolhedora.
O discurso de ódio tem vindo a ganhar cada vez mais espaço na Europa e em Portugal não é exceção, podendo encontrar-se reproduzido não só em conversas e comentários espontâneos, mas também de forma explÃcita através das redes sociais, comentários de notÃcias, nas paredes das cidades ou mesmo em ações de ruas.
Atenta a essa problemática, a CM de Coimbra programou um conjunto de iniciativas de sensibilização sobre a discriminação, o racismo e a xenofobia. A exibição da exposição “O discurso de ódio não é argumento” #Daravoltaaotexto#EAPN no Mercado Municipal D. Pedro V insere-se no leque de ações programadas.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Filipa Ventura e Mafalda Pinto