“Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos” vai, numa primeira fase, circular pelas escolas e jardins de infância do concelho de Coimbra, no âmbito do Programa Socioeducativo, Cultural e Intergeracional da CM de Coimbra. Com o apoio deste projeto, crianças da EB de Cernache, EB Norton de Matos, JI dos Olivais, EB de Santa Cruz, EB de Solum-Sul, EB Nº 1 de Taveiro, EB de Souselas, EB de Vilela, EB da Conchada, EB de S. Bartolomeu, EB de Trouxemil e EB de Arzila vão ter oportunidade de assistir a esta criação. O espetáculo irá também fazer uma temporada aberta ao público geral, entre o final de maio e o início de junho, na Oficina Municipal do Teatro.
Para esta nova criação, O Teatrão partiu do universo poético para crianças de Manoel de Barros. Ao longo de cerca de 40 minutos, dois intérpretes exploram elementos e vestem figuras de quatro poemas do autor: “O menino que carregava água na peneira”, “O apanhador de desperdícios”, “Bernardo é quase uma árvore” e um excerto de “A menina avoada(para Martha)”.
“Os resultados desta experiência de trabalho são muito felizes e queremos desde já deixar um enorme agradecimento à coordenação da escola, pela abertura ao projeto, e a todas as crianças que nele participaram com enorme entusiasmo e vontade pela sua imaginação, perspicácia e ajuda na construção do espetáculo”, avança a companhia de teatro, O Teatrão, em nota de imprensa.
Em “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos”, o corpo é o ponto de partida para a criação de espaços e personagens, progredindo conforme os seus elementos e ações, que transcendem para o poético e entram em contato com o eu, convidando todos a deixar-se levar da forma mais genuína possível pelas aventuras propostas. O processo criativo constituiu em desafiar os limites do real e do imaginário, desafiando as conceções comuns do valioso, belo e útil.
“Concebemos vozes, cenários, espaços, situações e corpos que projetem as sensações das situações descritas pelos poemas de Manoel de Barros, oscilando entre o objetivo e o subjetivo. Desperdícios, desimportâncias, despropósitos ou desheróis são palavras do poeta que nos inspiram a olhar o mundo com a esperança da construção de futuros melhores”, adianta O Teatrão.
A circulação de “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos” por escolas do concelho de Coimbra conta com o apoio do Município de Coimbra e estende-se até 22 de março.
Créditos Fotográficos – Carlos Gomes, Teresa Valente e Paulo Abrantes